Tateando o céu: ensino de astronomia para estudantes com deficiência visual

SANTANA, Carla Suely Correia
Tateando o céu: ensino de astronomia para estudantes com deficiência visual
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Iranderly Fernandes Fernandes, Vera Aparecida Fernandes Martin).

Resumo O trabalho aqui exposto discorrerá acerca da aplicabilidade do projeto TATEANDO O CÉU: ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual que objetivou socializar os conhecimentos astronômicos aos estudantes portadores de deficiência visual permitindo-os uma nova experiência de aprendizagem. Para que as novas experiências na ação do aprender fossem contempladas, foram propostos produtos didáticos táteis visuais para socializar 5 (cinco) temáticas: Sistema Solar, a Terra e Lua, Leis da mecânica celeste, Constelações e por fim Galáxia. Seu desenvolvimento contou com a participação inicialmente de 15 (quinze) estudantes, no entanto 7 (sete) concluíram o projeto. No que diz respeito a avaliação esta teve suas nuances, pois, ao mesmo tempo que os alunos eram avaliados como ser agentes no processo de ensino aprendizagem, os produtos confeccionados também eram analisados pelos mesmos. Diante dessa troca de aprendizagens, todos os conhecimentos práticos vivenciados no decorrer deste trabalho, evidencia-se que as estratégias de ensino propostas com produtos táteis visuais foram substanciais no processo de ensino e aprendizagem, fazendo deles, importantes ferramentas na socialização do conhecimento de Astronomia.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Produtos táteis visuais, Educação inclusiva, Deficiência Visual.
Abstract The work presented here will discuss the applicability of the project TATEING THE SKY: teaching astronomy for students with visual impairment that aimed to socialize the astronomical knowledge to students with visual impairment allowing them a new learning experience. In order for the new experiences in the action of learning to be contemplated, visual tactile didactic products were proposed to socialize 5 (five) themes: Solar System, Earth and Moon, Laws of celestial mechanics, Constellations and finally Galaxy. Its development was initially attended by 15 (fifteen) students, however 7 (seven) completed the project. Regarding the evaluation, this had its nuances because, at the same time that the students were evaluated as being agents in the process of teaching learning, the made products were also analyzed by them. Faced with this exchange of learning, all the practical knowledge experienced during this work, it is evident that the teaching strategies proposed with visual tactile products were substantial in the teaching and learning process, making them important tools in the socialization of astronomy knowledge.
Keywords Astronomy teaching, Visual tactile products, Inclusive education, Visual deficiency.