SANTANA, Carla Suely Correia
Tateando o céu: ensino de astronomia para estudantes com deficiência visual
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Iranderly Fernandes Fernandes, Vera Aparecida Fernandes Martin).
|
Resumo |
O trabalho aqui exposto discorrerá acerca da aplicabilidade do projeto TATEANDO O CÉU:
ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual que objetivou socializar os
conhecimentos astronômicos aos estudantes portadores de deficiência visual permitindo-os
uma nova experiência de aprendizagem. Para que as novas experiências na ação do aprender
fossem contempladas, foram propostos produtos didáticos táteis visuais para socializar 5
(cinco) temáticas: Sistema Solar, a Terra e Lua, Leis da mecânica celeste, Constelações e por
fim Galáxia. Seu desenvolvimento contou com a participação inicialmente de 15 (quinze)
estudantes, no entanto 7 (sete) concluíram o projeto. No que diz respeito a avaliação esta
teve suas nuances, pois, ao mesmo tempo que os alunos eram avaliados como ser agentes no
processo de ensino aprendizagem, os produtos confeccionados também eram analisados pelos
mesmos. Diante dessa troca de aprendizagens, todos os conhecimentos práticos vivenciados
no decorrer deste trabalho, evidencia-se que as estratégias de ensino propostas com produtos
táteis visuais foram substanciais no processo de ensino e aprendizagem, fazendo deles,
importantes ferramentas na socialização do conhecimento de Astronomia.
|
Palavras-chave |
Ensino de Astronomia, Produtos táteis visuais, Educação inclusiva, Deficiência Visual.
|
Abstract |
The work presented here will discuss the applicability of the project TATEING THE SKY:
teaching astronomy for students with visual impairment that aimed to socialize the
astronomical knowledge to students with visual impairment allowing them a new learning
experience. In order for the new experiences in the action of learning to be contemplated,
visual tactile didactic products were proposed to socialize 5 (five) themes: Solar System,
Earth and Moon, Laws of celestial mechanics, Constellations and finally Galaxy. Its
development was initially attended by 15 (fifteen) students, however 7 (seven) completed the
project. Regarding the evaluation, this had its nuances because, at the same time that the
students were evaluated as being agents in the process of teaching learning, the made products
were also analyzed by them. Faced with this exchange of learning, all the practical knowledge
experienced during this work, it is evident that the teaching strategies proposed with visual
tactile products were substantial in the teaching and learning process, making them important
tools in the socialization of astronomy knowledge.
|
Keywords |
Astronomy teaching, Visual tactile products, Inclusive education, Visual deficiency.
|
Nível |
Mestrado
|