SANTOS, Renato Alves dos
Teatro científico como proposta multidisciplinar para o ensino de Física
Juazeiro/BA, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, 2017. 89p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Aníbal Livramento da Silva Netto).
|
Resumo |
Apresentamos uma estratégia de intervenção que pode ser útil tanto para ensinar
Física de forma multi ou interdisciplinar, quanto para fins de divulgação científica. A
partir de um roteiro para peça de Teatro em que se explora um corte histórico da vida
do físico Galileu Galilei, propomos a criação de um grupo de Teatro Científico.
Aplicamos a proposta em uma escola de ensino médio, conseguindo envolver um
grupo de estudantes nas etapas relacionadas à construção e apresentação da peça:
escrita/adaptação do roteiro, estudo dos personagens e seu contexto histórico e
sociocultural, construção de figurinos e cenários, técnicas e conceitos em Teatro e, por
fim, a apresentação da peça a uma plateia. A implementação da estratégia seguiu os
passos que geraram uma sequência didática, que contém orientações para os
professores que desejem levar adiante a ideia. Realizamos duas oficinas, uma de
leitura e outra sobre teoria e prática em Teatro. Os participantes estudaram o roteiro e
exploraram tanto os conceitos e princípios físicos ali abordados, quanto, no recorte
histórico, aspectos sociais e culturais daquela época. Apresentamos a peça para uma
plateia de estudantes da educação básica. Foram aplicados questionários aos
participantes, antes e após a intervenção. A partir dos resultados obtidos, acredita-se
que a proposta tem potencial para melhorar a aprendizagem de temas em Física nas
escolas. Como perspectiva, espera-se que sejam elaborados mais roteiros teatrais
explorando temáticas variadas em Física, por exemplo, Termodinâmica,
Eletromagnetismo, Física Quântica e Relatividade onde biografias de grandes
cientistas, conjunturas sócio-político-econômicas em que revoluções científicas
ocorreram apresentam um leque imenso de possibilidades para o fim pretendido.
|
Palavras-chave |
Ensino em espaços não formais, Teatro científico, História e Ensino de Física, Galileu e o movimento
|
Abstract |
We present an intervention strategy that can be useful both to teach physics
in a multi or interdisciplinary way as well as for scientific dissemination
purposes. From a script for a play in which we explore a historical section of the
life of the physicist Galileo Galilei, we propose the creation of a group of
Scientific Theater. We applied the proposal in a secondary school, succeeding
in involving a group of students in the stages related to the construction and
presentation of the piece: writing / adaptation of the script, study of the
characters and their historical and sociocultural context, construction of
costumes and scenarios, Concepts in Theater and, finally, the presentation of
the play to an audience. The implementation of the strategy followed the steps
that generated a didactic sequence, which contains guidelines for teachers who
wish to carry out the idea. We held two workshops, one reading and one theory
and practice in Theater. Participants studied the script and explored both the
concepts and physical principles addressed there, and, in the historical cut,
social and cultural aspects of that time. We present the play to an audience of
basic education students. Questionnaires were applied to the participants,
before and after the intervention. From the results obtained, it is believed that
the proposal has the potential to improve the learning of subjects in Physics in
schools. As a perspective, it is hoped that more theatrical scripts will be
elaborated exploring varied themes in Physics, for example, Thermodynamics,
Electromagnetism, Quantum Physics and Relativity where biographies of great
scientists, socio-political-economic conjunctures in which scientific revolutions
took place present a huge range of possibilities for the intended purpose.
|
Keywords |
Teaching in non-formal educational spaces, Scientif Theather, History and Teaching of Physics, Galileu and movement.
|
Nível |
Mestrado
|