Tecendo saberes para encontrar novos caminhos para ensinar ciências: o percurso da formação continuada em astronomia de professores da escola básica

PEREIRA, Ana Paula Santos
Pelotas/RS, Instituto Federal Sul-rio-grandense, IFSul, 2014. 230p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carmem Lúcia Lascano Pinto; Mauro Cristian Garcia Rickes).

Resumo Ao acreditar que o estudo de Astronomia na escola pode de se tornar um momento para o aprofundamento de aprendizagens em várias disciplinas, ao mesmo tempo em que pode ser um ponto de ancoragem para desencadear processos formativos em atendimento aos desafios da prática, propomos uma pesquisa segundo uma abordagem qualitativa a qual pretendeu contribuir através de um percurso de Formação Continuada coletivo/colaborativo para a revisão e/ou construção de conceitos acerca da Astronomia, da educação e da aprendizagem, a partir do contexto de um curso de extensão. O referido percurso foi oferecido como projeto de extensão por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul, dividindo-se em seis módulos presenciais separados por atividades à distância, compondo quarenta horas de Formação Continuada. Os encontros presenciais, em que participaram sete educadores-cursistas, dos dezessete inscritos, ocorreram a cada quinze dias com duração de 4 horas. O percurso de formação teve por objetivo possibilitar a apropriação de alguns conceitos da Astronomia; o conhecimento e a utilização de alguns equipamentos e softwares possíveis de serem adotados em sala de aula; a reflexão sobre a prática e seus desdobramentos; o compartilhamento de experiências e de percepções entre os professores da Escola Básica, um secretário de escola e os demais formadores que estiveram presentes na formação desenvolvida. A ideia era a interaprendizagem entre todos os presentes. Pretendia-se favorecer o desenvolvimento profissional e o aprimoramento da prática através da análise meticulosa da dinâmica dos envolvidos na ação, num processo cíclico, característico da pesquisa-ação O público-alvo do percurso formativo não foi delimitado pelas áreas afins à Física, assim cada educador foi convidado a olhar para além do seu jardim. A cada módulo foram apresentados tópicos de Astronomia e temas para a reflexão sobre as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula, possibilitando emergirem as formas como os educadores em formação abordavam ou como poderiam trabalhar estes assuntos, tornando-se relevante a colaboração de todos os sujeitos presentes para a indicação de caminhos metodológicos a serem seguidos, conferindo outros olhares de um mesmo jardim. A análise das informações obtidas no tecer da pesquisa seguiu a abordagem da Análise de Conteúdo, a qual apontou como categorias: A curiosidade como mote para a aprendizagem docente e discente; Mídias na Escola: Diálogos para além da informação; Concepção de docência e a intensificação do trabalho docente: justificativas para os limites à inovação?, Colaboração: tecendo uma trama de solidariedade e saberes. A análise das informações obtidas revelou professores pouco familiarizados com o ensino de Astronomia, mas que o acolhem como uma forte motivação para despertar a curiosidade em sala de aula e produzir práticas interdisciplinares ou em colaboração. Também a formação foi capaz de provocar, a partir da reflexão, mudanças nas práticas educativas dos educadores na escola ao assumir os professores como portadores de saberes os quais devem ser partilhados.
Palavras-chave Astronomia, Escola Básica, Formação Continuada, Interdisciplinaridade.