Telescópios Narrativos: A tessitura da Astronomia nas revistas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Superinteressante

RAMOS, Luiza Lages de Souza
Telescópios Narrativos: A tessitura da Astronomia nas revistas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Superinteressante
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2014. 169p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto de Carvalho).

Resumo O presente trabalho tem como ponto central uma reflexão sobre a comunicação pública da astronomia através da ponte estabelecida entre ciência e comunicação pela dimensão da narrativa. Tal análise se dá a partir do olhar sobre os textos que tratam da temática astronomia e suas tecnologias e aplicações, nas revistas Superinteressante, Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, durante o período de um ano – recorte determinado para 2009, Ano Internacional da Astronomia. A pesquisa aponta na direção da narratividade, centralmente por meio dos conceitos de Paul Ricoeur e Mikhail Bakhtin. A partir da dimensão narrativa, propomos uma leitura sobre os debates acerca da astronomia que os textos em questão promovem – perspectiva esta acionada majoritariamente por teorias de Boaventura dos Santos, Jean-Fraçois Lyotard e Bruno Latour – que colocam em questão aspectos da condição humana contemporânea, em relação às estruturas da ciência. Também pensamos as narrativas da ciência em referência ao leitor, este inserido na esfera infanto-juvenil, tensionador de aspectos da reflexão – como a dimensão pedagogizante dos textos e da ciência ou a inserção determinante do lugar da curiosidade. A partir do conceito produzido de tradução mimética, procuramos refletir sobre, e a partir da astronomia, como e quais são as narrativas da ciência produzidas pelas publicações.
Palavras-chave Narrativa, Astronomia, Ciência, Comunicação, Público infanto-juvenil.
Abstract The present paper has as its central point a reflection about the public communication of astronomy through a bridge between science and communication, established by the narrative dimension. Such analysis occurs based on the frame view over the texts that deal with the theme astronomy and its technology and applications, in the magazines Superinteressante, Ciência Hoje and Ciência Hoje das Crianças, during a one year period – framework settled to 2009, the International Year of Astronomy. The research points towards the narrativity, centrally using the concepts of Paul Ricoeur and Mikhail Bakhtin. From the narrative dimension, we propose a reading of the debates about astronomy that the selected texts promote – perspective largely driven by theories of Boaventura dos Santos, Jean-François Lyotard and Bruno Latour – that call into question aspects of the contemporary human condition in relation to the structures of science. We also consider the science narratives in reference to the reader, he inserted in the juvenile sphere, conformer of tensions in aspects of the reflection – such as the pedagogical dimension of the texts and of science, or the determining insertion of the curiosity place. Thus, from the produced concept of mimetic translation, our effort is to reflect over, and from astronomy, how and what are the narratives of science produced by the publications.
Keywords Narrative, Astronomy, Science, Communication, Juvenile public.
Nível Mestrado