Textos de divulgação científica no ensino de astronomia Produção, divulgação e aplicação

SUNAGA, Alexsandro Issao
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2018. 205p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elysandra Figueredo Cypriano).

Resumo A divulgação científica é comumente utilizada como motivação extrínseca para despertar o interesse pela ciência e promover a aprendizagem. Na educação, além de feiras de ciências, viagens a museus, planetários, etc, são utilizados também textos de divulgação científica. Sua qualidade, veracidade das informações e a correta condução de atividades didáticas são fatores primordiais para que a motivação e a manutenção do interesse sejam adequados. Nessa dissertação apresentamos os processos associados a elaboração, divulgação e aplicação de textos de divulgação científica em astronomia na sala de aula. Para isso, realizamos um estudo sobre as principais técnicas de elaboração dos textos e os principais elementos responsáveis pelo desenvolvimento do interesse e engajamento dos estudantes. Com base neste estudo, elaboramos artigos sobre temas de astronomia e, para isso, buscamos a colaboração de cientistas brasileiros. Para facilitar a publicação desses artigos foi construída uma rede de divulgação envolvendo a plataforma Wordpress, para a hospedagem dos textos, e as redes sociais Facebook, Twitter e Google Plus. A adequação destas publicações ao público jovem e os benefícios dos recursos de mídia disponibilizados no site foram explorados através de aplicações didáticas, para turmas de 7o, 8o e 9o ano do Ensino Fundamental 2 e uma para uma turma do 1o Ano do Ensino Médio. Para finalizar nosso trabalho, baseado em nossa experiência, apresentamos um ebook voltado a professores com parâmetros de escolha de textos de divulgação científica para atividades didáticas e uma proposta de atividade didática que envolve textos de divulgação científica.
Palavras-chave Textos de divulgação científica, Astronomia, Atividade didática
Abstract Scientific dissemination is commonly used as extrinsic motivation to arouse interest in science and promote learning. In education, in addition to science fairs, trips to museums, planetariums, etc., texts are used of scientific dissemination as well. Its quality, truthfulness of information and the correct conduct of didactic activities are prime factors in order to motivate and maintain interest. In this dissertation we present the processes associated with the elaboration, dissemination and application of texts of scientific dissemination in astronomy in the classroom. For this, we carried out a study about the main techniques of writing the texts and the main elements responsible for the development of interest and engagement of the students. Based on this study, we elaborate articles on astronomy topics and, for this, we seek the collaboration of Brazilian scientists. To facilitate the publication of these articles was built a network of dissemination involving the platform Wordpress, for hosting texts, and social networks Facebook, Twitter and Google Plus. The adequacy of these publications to the young public and the benefits of the media resources made available on the site were explored through didactic applications for 7th, 8th and 9th grade classes of middle school and one for a 1st year high school class. To finalize our work, based on our experience, we present an ebook aimed at teachers with parameters of choice of scientific dissemination texts for didactic activities and a proposal of didactic activity that involves scientific dissemination texts.
Keywords Scientific dissemination texts, Astronomy, Didactic activity