SUNAGA, Alexsandro Issao
Textos de divulgação científica no ensino de astronomia Produção, divulgação e aplicação
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2018. 205p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elysandra Figueredo Cypriano).
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Resumo |
A divulgação científica é comumente utilizada como motivação extrínseca
para despertar o interesse pela ciência e promover a aprendizagem. Na
educação, além de feiras de ciências, viagens a museus, planetários, etc, são
utilizados também textos de divulgação científica. Sua qualidade, veracidade das
informações e a correta condução de atividades didáticas são fatores primordiais
para que a motivação e a manutenção do interesse sejam adequados. Nessa
dissertação apresentamos os processos associados a elaboração, divulgação e
aplicação de textos de divulgação científica em astronomia na sala de aula. Para
isso, realizamos um estudo sobre as principais técnicas de elaboração dos textos
e os principais elementos responsáveis pelo desenvolvimento do interesse e
engajamento dos estudantes. Com base neste estudo, elaboramos artigos sobre
temas de astronomia e, para isso, buscamos a colaboração de cientistas
brasileiros. Para facilitar a publicação desses artigos foi construída uma rede de
divulgação envolvendo a plataforma Wordpress, para a hospedagem dos textos,
e as redes sociais Facebook, Twitter e Google Plus. A adequação destas
publicações ao público jovem e os benefícios dos recursos de mídia
disponibilizados no site foram explorados através de aplicações didáticas, para
turmas de 7o, 8o e 9o ano do Ensino Fundamental 2 e uma para uma turma do
1o Ano do Ensino Médio. Para finalizar nosso trabalho, baseado em nossa
experiência, apresentamos um ebook voltado a professores com parâmetros de
escolha de textos de divulgação científica para atividades didáticas e uma
proposta de atividade didática que envolve textos de divulgação científica.
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Palavras-chave |
Textos de divulgação científica, Astronomia, Atividade didática
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Abstract |
Scientific dissemination is commonly used as extrinsic motivation to
arouse interest in science and promote learning. In education, in addition to
science fairs, trips to museums, planetariums, etc., texts are used of scientific
dissemination as well. Its quality, truthfulness of information and the correct
conduct of didactic activities are prime factors in order to motivate and maintain
interest. In this dissertation we present the processes associated with the
elaboration, dissemination and application of texts of scientific dissemination in
astronomy in the classroom. For this, we carried out a study about the main
techniques of writing the texts and the main elements responsible for the
development of interest and engagement of the students. Based on this study,
we elaborate articles on astronomy topics and, for this, we seek the collaboration
of Brazilian scientists. To facilitate the publication of these articles was built a
network of dissemination involving the platform Wordpress, for hosting texts, and
social networks Facebook, Twitter and Google Plus. The adequacy of these
publications to the young public and the benefits of the media resources made
available on the site were explored through didactic applications for 7th, 8th and
9th grade classes of middle school and one for a 1st year high school class. To
finalize our work, based on our experience, we present an ebook aimed at
teachers with parameters of choice of scientific dissemination texts for didactic
activities and a proposal of didactic activity that involves scientific dissemination
texts.
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Keywords |
Scientific dissemination texts, Astronomy, Didactic activity
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Nível |
Mestrado
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