Think Pair Share - TPS: aplicação no Ensino Fundamental I

REIS, Angelina de Fátima Moreno Vaz dos
Think Pair Share - TPS: aplicação no Ensino Fundamental I
Lorena/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2017. 52p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Auxiliadora Motta Barreto).

Resumo As Metodologias Ativas de Aprendizagem são estratégias de ensino que visam a mobilizar o aluno para a construção do próprio conhecimento de forma proativa e menos receptora. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, propôs-se investigar a aplicação da metodologia ativa Think Pair Share no Ensino Fundamental I. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência de atividades com o tema astronomia com ênfase para o tópico lua, em que os alunos tiveram que pensar em conjunto, discutir em pares e efetuar relações com a mediação do professor. O desenvolvimento desta estratégia foi considerado positivo, pois os alunos se mostraram engajados nas atividades e responderam satisfatoriamente a ela. Foi constatada escassez de material de pesquisa sobre metodologias ativas aplicada ao Ensino Fundamental I no Brasil, o que sinaliza a necessidade de aprofundar as práticas e efetuar um registro reflexivo sistemático sobre as mesmas.
Palavras-chave Metodologias ativas, Think Pair Share, Ensino fundamental I.