Tópicos de astronomia no ensino de física: o estudo das marés oceânicas direcionadas à aprendizagem significativa

NETA, Maria Luiza dos Santos
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2017. 127p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo No Ensino Médio quando tópicos de Astronomia são ministrados ocorrem na disciplina de Física com a utilização de metodologias que não contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Entretanto torná-las eficazes são fundamentais, para a apreensão de acontecimentos habituais. Mediante este contexto, tem-se como problema investigar como Tópicos de Astronomia trabalhados no Ensino de Física com potencialidades na aprendizagem significativa oportunizam a construção do conhecimento cientifico e auxilia na compreensão dos fenômenos do cotidiano? Sendo assim têm-se como objetivos analisar e compreender as contribuições decorrentes do uso de uma proposta de Ensino de Física, voltada a promover a aprendizagem significativa, no momento em que tópicos de Astronomia forem trabalhados com os estudantes do Ensino Médio. Este trabalho realizou-se em uma escola pública da Rede Estadual localizada na cidade de Sirinhaém, no litoral sul de Pernambuco com alunos das turmas A, B, C e F do primeiro ano do Ensino Médio no período de agosto de 2015 a abril de 2016. Esta pesquisa apresenta características quali-quanti, contemplando procedimentos metodológicos, tais como: a aplicação de um Pré-Teste, as etapas de intervenção/sequências didáticas do Ciclo de Experiência e Pós-Teste, seguido de situações-problema. Como tema central se trabalhou conteúdos referentes à Astronomia, com destaque para as marés oceânicas, sendo a aprendizagem significativa estimulada a cada etapa: exposição de vídeos, conjuntos de slides, discussões e atividades escrita. O referido trabalho fundamenta-se em autores como Kelly e Zabala que discutem sobre sequências didáticas; Ausubel e Moreira que enfatizam aprendizagem significativa; e Horvath, Oliveira Filho & Saraiva e Mourão que destacam o fenômeno das marés oceânicas. Os resultados obtidos no Pré-Teste demonstraram que, as condições dos conhecimentos prévios apresentados pelos alunos, em relação ao tema a ser trabalhado - marés oceânicas - se encontravam inadequados para iniciar o estudo sobre o fenômeno. Porém, após a aplicação das etapas de intervenção/sequências didáticas e comparando o resultado do Pós-Teste em função do Pré-Teste constatou-se que, os conhecimentos prévios se encontram em condições adequadas para a compreensão do evento, como também, para serem utilizados na resolução de situações-problema que exige sua compreensão. Sugere-se que, tópicos de Astronomia no Ensino de Física sejam trabalhados frequentemente na Educação Básica com a aplicação do Ciclo de Experiência como sequência didática, pois se verifica que sua utilização potencializa a construção da aprendizagem significativa.
Arquivo PDF document 2017_MARIA_LUIZA_DOS_SANTOS_NETA_D_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 1.64 MB