OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes
Trajetória da Astronomia na legislação educacional e nos livros didáticos da instrução primária do oitocentos brasileiro
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2017. 314p. Tese de Doutorado. (Orientador: Cristina Leite).
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Resumo |
Procurando contribuir com a história do ensino de Astronomia e também das
disciplinas escolares, procura-se compreender a trajetória da Astronomia como
matéria escolar na instrução pública primária da segunda metade do oitocentos
brasileiro, na Corte e no estado de São Paulo. Para tanto, elegeram-se como
principais materiais de análise fontes primárias da legislação educacional e livros
didáticos recomendados para instrução primária daquele período. Com base na
legislação educacional, identificou-se a forma de organização do ensino desse
período, como a divisão dos cursos, a idade e métodos de ensino. Tendo como
aporte teórico os próprios métodos de ensino determinados no oitocentos, os livros
didáticos e a legislação educacional também foram analisados na perspectiva de
compreender as estratégias indicadas/utilizadas para o encaminhamento dos
conteúdos de Astronomia. Além disso, procurou-se compreender fatores que podem
ter influenciado o aparecimento da Astronomia como matéria escolar na instrução
primária do oitocentos brasileiro. Os resultados da análise mostram que a
Astronomia teve presença tanto na legislação educacional como nos livros didáticos,
chegando a se constituir como matéria escolar principal da instrução pública primária
da segunda metade do oitocentos brasileiro. Em relação aos conteúdos de
Astronomia identificados, encontram-se temas relativos ao Universo, como modelos,
estrelas, galáxias e nebulosas. No detalhamento dos conteúdos, chegou-se a
identificar a discussão da possibilidade de existência de outros sistemas planetários.
A Lei da gravitação universal aparece explicando a regularidade de movimentos no
céu e equilíbrio dos corpos na superfície da Terra. Foram abordadas características
da maior parte dos astros do sistema solar, como por exemplo, Sol, planetas,
satélites, asteroides, cometas e meteoros. A maior parte dos fenômenos
relacionados ao sistema Sol-Terra-Lua, como por exemplo, movimentos da Terra, dia
e noite, estações, fases da Lua, eclipses e fases de planetas foram encontrados nos
materiais analisados. Nos conteúdos relativos ao tema sistemas de coordenadas,
aparecem coordenadas terrestres e celestes. Quanto às estratégias de abordagem
dos conteúdos de Astronomia nos livros didáticos, identificaram-se três perspectivas.
A primeira, segue o método catequético, apresentam-se os conceitos na forma de
perguntas e respostas. Na segunda, os livros parecem indicar uma mudança de
metodologia, negando o método catequético, denominou nesta tese de Catequético
implícito, onde os livros retiram as perguntas e respostas, procurando construir uma
narrativa seguida de exercícios. A terceira perspectiva, mostra uma nova tendência
do final do oitocentos, o ensino ativo, encaminhado pelo método intuitivo, em que
atividades de observação e experimentação se fazem presentes. O método
adotado parece não definir ou limitar o encaminhamento que o autor dá aos
conceitos. Tanto que a característica mnemônica atribuída ao método
catequético parece ser mais evidente nos livros que estão no período de mudanças
de metodologia encaminhando os conceitos por meio da narrativa. Os conteúdos de
Astronomia estiveram presentes na instrução primária do oitocentos, aparentemente
por diversas razões, porém, dentro dos limites dessa análise foi possível interpretar,
algumas delas: a astronomia é uma ciência culturalmente importante; a entrada das
ciências positivas nos programas de ensino e com elas a Astronomia, devido à
influência da filosofia de Augusto Comte, principalmente no final do Império; e o
caráter propedêutico, na força dos exames externos para entrada em cursos
subsequentes.
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Palavras-chave |
Física – estudo e ensino, Astronomia, Geografia – século XIX – Brasil, instrução primária, livros didáticos
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Abstract |
In order to contribute to the history of astronomy teaching and also to the school
disciplines, we aims to understand the trajectory of Astronomy as a school subject in
the primary public education of the second half of the Brazilian XIX century, in the
Court and in the state of São Paulo. For this purpose, primary sources of educational
legislation and textbooks recommended for primary education of that period were
chosen as the main analytical materials. Based on the educational legislation, it was
identified the teaching organization form of this period, as the division of the courses,
the students age and teaching methods. It was considered as a theoretical
contribution the teaching methods determined in the XIX century, textbooks and
educational legislation were also analyzed with a view to understanding the
strategies indicated / used for the routing of Astronomy contents. In addition, we aim
to understand factors that may have influenced the appearance of astronomy as a
school subject in the primary education of the XIX century. The results of the analysis
show that astronomy has been present both in educational legislation and textbooks,
and has become the main school subject of primary public education in the second
half of the XIX century. In relation to the identified astronomy contents, there are
themes related to the Universe, such as models, stars, galaxies and nebulae. In the
detailing of the contents it was possible to identify the discussion of the possibility of
existence of other planetary systems. The Law of Universal Gravitation appears
explaining the regularity of movements in the sky and the balance of bodies on the
Earth's surface. Characteristics of most of the stars of the solar system, such as the
sun, planets, satellites, asteroids, comets and meteors, were discussed. Most of the
phenomena related to the Sun-Earth-Moon system, such as Earth's movements, day
and night, seasons, Moon phases, eclipses and planetary phases were found in the
analyzed materials. In the related contents to the coordinate systems subject,
terrestrial and celestial coordinates appear. Regarding the strategies for approaching
Astronomy contents in textbooks, three perspectives were identified. The first one,
follows the catechetical method, presents the concepts in the questions and answers
form. In the second one, the books seem to indicate a change of methodology,
denying the catechetical method, denominated in this thesis of implicit Catechetical
method. In this method, the books remove the questions and answers, trying to
construct a narrative followed of exercises. The third perspective shows a new trend
of the late eighties, active teaching guided by the intuitive method, with observation
and experimentation activities. The adopted method does not seem to define or limit
the referral that the author apply to the concepts. So that the mnemonic characteristic
attributed to the catechetical method seems to be more evident in the books that are
in the period of methodology changes. These books concepts are directed through
the narrative. The contents of Astronomy were present in the primary education of
XIX century, apparently for several reasons, but within the limits of this analysis it was
possible to interpret some of them: astronomy is a culturally important science; The
entrance of the positive sciences in the teaching programs and with them astronomy,
due to the influence of the Auguste Comte philosophy, mainly at the fase of Empire
end; And the propaedeutic nature, on the strength of external examinations for
entrance into subsequent courses.
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Keywords |
Physics - study and teaching, Astronomy, Geography - 19th century - Brazil, Primary education, textbooks
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Nível |
Doutorado
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