Um curso de gravitação para professores de primeiro grau

NASCIMENTO, Silvania Sousa do
Um curso de gravitação para professores de primeiro grau
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Educação, 1990. 184p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ernst Wolfgang Hamburger).

Resumo Reflexão sobre um curso de extensão universitária sobre Gravitação, para professores de Ciências de 1o grau, particularmente de 5a à 8a séries. Discute a elaboração do curso e sua aplicação por diversas vezes a professores da rede oficial do Estado de São Paulo, no quadro de convênio entre a USP e a Secretaria de Educação do Estado. O tema, Gravitação, foi escolhido por abranger uma área de conhecimento, ligada à Física e a Astronomia, que desperta grande interesse entre as crianças, representando fonte de constantes perguntas em sala de aula. Para trabalhar com o conteúdo, desenvolve uma metodologia própria, procurando diversas formas de abordagem, envolvendo dramatizações, experimentos, atividades ao ar livre, observações, leituras e a utilização de filmes de vídeo. A metodologia pode ser adaptada, pelos professores, a seus alunos. A avaliação realizada na última aplicação, permite caracterizar como os professores-alunos vêem os movimentos da Terra, Lua e Sol antes e depois do curso. Pretende que o trabalho, além de uma proposta de abordagem de conteúdo, sirva como subsídio para o planejamento de cursos de extensão para professores de 1o grau.
Arquivo PDF document 1990_NASCIMENTO_D_USP.pdf — Documento PDF, 2.93 MB