Um estudo dirigido com tirinhas para o ensino de tópicos da Teoria da Relatividade Geral numa perspectiva da Aprendizagem Significativa

SANTOS, João Henrique Moreira
Salvador/BA, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, 2018. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marco Antonio Silva Trindade, Dielson Pereira Hohenfeld).

Resumo Existe uma concordância entre diversos autores quanto à inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no currículo do Ensino Médio. Estamos no século XXI e a Física ensinada na sala de aula reporta-se a conhecimentos produzidos antes do século XX, estando totalmente desatualizada no que diz respeito aos desenvolvimentos tecnológicos mais recentes e, além do mais, centrada no docente. Com o objetivo de contribuir para uma melhoria do ensino nas escolas, construímos um estudo dirigido com tirinhas sobre tópicos da Teoria da Relatividade Geral (TRG) e uma sequência didática (SD) baseados na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel. A abordagem da TRG corresponde a um dos pilares da física moderna, no entanto, dada a complexidade conceitual e teórica dessa teoria, é salutar que, no nível do Ensino Médio, o conteúdo seja apresentado de modo introdutório, sendo necessária uma transposição didática que explore a fenomenologia, preferencialmente com ênfase aos aspectos predominantemente qualitativos. Em nossa pesquisa, mostramos a importância do estudo da FMC para mudanças de concepções sobre o espaço-tempo e gravidade, além de uma nova visão do Universo. Nessa perspectiva, nossos resultados apontam que a metodologia utilizada propiciou indícios de aprendizagem significativa, além de mostrar ser possível a abordagem da TRG no Ensino Médio. A partir dos nossos resultados, esperamos que nosso produto educacional seja utilizado por professores de Física que almejam trabalhar FMC, mas não encontram material acessível para tal objetivo.
Palavras-chave Ensino de Física, Sequência didática, Ensino Médio, Física Moderna e Contemporânea.
Abstract There is agreement among several authors regarding the insertion of subjects of Modern and Contemporary Physics (MCP) in the curriculum of High School. We are in the 21st century and Physics taught in the classroom refers to knowledge produced before the twentieth century, being totally outdate with regard to the latest technological developments and moreover, centered on teacher. With the objective of contributing to an improvement of teaching in schools, we constructed a directed study with comic strips about General Theory of Relativity (GTR) and a didactic sequence (DS) based on David Ausubel's Theory of Significant Learning (TSL). The GTR is one of the pillars of modern physics. However, given the conceptual and theoretical complexity of this theory, it is salutary that, at the level of High School, the subjects is presented in an introductory way, and a didactic transposition is necessary that exploits the phenomenology giving preference to the predominantly qualitative aspects. In our research, we showed the importance of the MCP study, for changes of conceptions about space-time, gravity and a new view of the Universe, and our results show that the methodology used provided evidence of significant learning, of GTR in High School. From our results, we hope that our educational product will be used by physics teachers who aim to teach MCP, but can not find accessible material for this purpose.
Keywords Physics Teaching, Didactic Sequence, High School, Modern and Contemporary Physics.