SANTOS, João Henrique Moreira
Um estudo dirigido com tirinhas para o ensino de tópicos da Teoria da Relatividade Geral numa perspectiva da Aprendizagem Significativa
Salvador/BA, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, 2018. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marco Antonio Silva Trindade, Dielson Pereira Hohenfeld).
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Resumo |
Existe uma concordância entre diversos autores quanto à inserção de conteúdos de Física
Moderna e Contemporânea (FMC) no currículo do Ensino Médio. Estamos no século XXI e a
Física ensinada na sala de aula reporta-se a conhecimentos produzidos antes do século XX,
estando totalmente desatualizada no que diz respeito aos desenvolvimentos tecnológicos mais
recentes e, além do mais, centrada no docente. Com o objetivo de contribuir para uma
melhoria do ensino nas escolas, construímos um estudo dirigido com tirinhas sobre tópicos da
Teoria da Relatividade Geral (TRG) e uma sequência didática (SD) baseados na Teoria da
Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel. A abordagem da TRG corresponde a
um dos pilares da física moderna, no entanto, dada a complexidade conceitual e teórica dessa
teoria, é salutar que, no nível do Ensino Médio, o conteúdo seja apresentado de modo
introdutório, sendo necessária uma transposição didática que explore a fenomenologia,
preferencialmente com ênfase aos aspectos predominantemente qualitativos. Em nossa
pesquisa, mostramos a importância do estudo da FMC para mudanças de concepções sobre o
espaço-tempo e gravidade, além de uma nova visão do Universo. Nessa perspectiva, nossos
resultados apontam que a metodologia utilizada propiciou indícios de aprendizagem
significativa, além de mostrar ser possível a abordagem da TRG no Ensino Médio. A partir
dos nossos resultados, esperamos que nosso produto educacional seja utilizado por
professores de Física que almejam trabalhar FMC, mas não encontram material acessível para
tal objetivo.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Sequência didática, Ensino Médio, Física Moderna e Contemporânea.
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Abstract |
There is agreement among several authors regarding the insertion of subjects of Modern and
Contemporary Physics (MCP) in the curriculum of High School. We are in the 21st century
and Physics taught in the classroom refers to knowledge produced before the twentieth
century, being totally outdate with regard to the latest technological developments and
moreover, centered on teacher. With the objective of contributing to an improvement of
teaching in schools, we constructed a directed study with comic strips about General Theory
of Relativity (GTR) and a didactic sequence (DS) based on David Ausubel's Theory of
Significant Learning (TSL). The GTR is one of the pillars of modern physics. However, given
the conceptual and theoretical complexity of this theory, it is salutary that, at the level of High
School, the subjects is presented in an introductory way, and a didactic transposition is
necessary that exploits the phenomenology giving preference to the predominantly qualitative
aspects. In our research, we showed the importance of the MCP study, for changes of
conceptions about space-time, gravity and a new view of the Universe, and our results show
that the methodology used provided evidence of significant learning, of GTR in High School.
From our results, we hope that our educational product will be used by physics teachers who
aim to teach MCP, but can not find accessible material for this purpose.
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Keywords |
Physics Teaching, Didactic Sequence, High School, Modern and Contemporary Physics.
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Nível |
Mestrado
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