Um Estudo Exploratório sobre o Uso de Ambientes Virtuais não Imersivos em 3D no Ensino de Astronomia

CAMPOS, José Adolfo Snajdauf de
Um Estudo Exploratório sobre o Uso de Ambientes Virtuais não Imersivos em 3D no Ensino de Astronomia
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2004. 195p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fábio Ferrentini Sampaio).

Resumo Estudo exploratório realizado com alunos de graduação, de disciplina introdutória de Astronomia, com o objetivo de verificar se o emprego de Realidade Virtual não Imersiva facilita a compreensão de conhecimentos e fenômenos astronômicos. A pesquisa usou o estilo do "quase-experimento", dividindo os alunos em duas turmas de doze alunos. Na turma experimental, os alunos construíram quatro modelos 3D de fenômenos astronômicos, que envolviam sistemas de coordenadas astronômicas, fenômenos associados à rotação da Terra em torno do seu eixo e em torno do Sol, e circunstâncias de ocorrência de Eclipses do Sol e da Lua. Os modelos foram construídos usando um software de edição em VRML. Na turma de controle, os mesmos fenômenos e conhecimentos foram ministrados aos alunos de forma expositiva, como empregado tradicionalmente nas salas de aula. Paralelamente, aplicou-se o questionário ILS, desenvolvido por Felder e Soloman, para identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos, cujo objetivo era verificar se havia alguma influência da concordância entre os estilos dos alunos e de ensino, usados em sala de aula. Como instrumentos de coleta de dados foram usadas duas entrevistas, uma prova com respostas em aberto, um questionário e a observação de comportamento em sala feita pelo professor. Os resultados mostraram que: a) houve um melhor desempenho dos alunos que empregaram a realidade virtual, em especial quando o assunto envolvia um conhecimento espacial; b) os alunos da turma experimental apresentaram maior motivação e maior interação entre eles e com o professor, quando comparados com os da turma de controle; c) os alunos da turma experimental, com uma participação ativa na construção dos modelos, tiveram um desempenho melhor do que os alunos que participaram passivamente; d) o descasamento entre estilo de aula com processamento ativo da turma experimental e estilo de aprendizagem reflexivo parece piorar o desempenho dos alunos. As conclusões do estudo foram: a) o uso da Realidade Virtual 3D levou a um aumento da motivação e da cooperação entre os estudantes; b) o uso de modelagem 3D propiciou um melhor desempenho dos estudantes, indicando uma melhor compreensão dos fenômenos e conceitos da Astronomia espacialmente relacionados; c) a não-coincidência entre o estilo de aprendizagem reflexivo de alunos, com o estilo de ensino envolvendo atividades colaborativas, usada na turma experimental, prejudicou o desempenho.
Abstract Exploratory research with students who were enrolled in an introductory undergraduate astronomy course, to see if the use of Virtual Reality in classroom make ease to understand astronomical phenomenon’s and concepts. The research made use of "quasiexperiment" design, dividing the students in two groups of twelve students. In the experimental group, the students built four 3D models of astronomical phenomenon’s, which are associates with astronomical coordinates, earth rotation around your axis, earth revolution around the sun and the occurrences of eclipses of the sun and moon. The models were made by the students using a VRML software. In the control group, the same phenomenons and concepts were given to the students using the traditional lecture-based instruction. Another point was to search if the coincidence between the students learning styles and the teaching styles in classroom was an important factor in the knowledge of the concepts. The learning styles of students were recognized using the Felder's and Soloman ILS Questionnaire. The data collection was made through two interviews, an open ended test, one questionnaire and observations of the student's behavior in classroom by the teacher. The results showed that: a) the students that worked with Virtual Reality had high grades, in particular with topics that are related with spatially knowledge; b) the students of the experimental group are more motivated and interacted much more with your mates and with the instructor; c) in the experimental group, students with an active-engagement in the construction of the models, had higher grades than the students with passive engagement; d) the non-coincidence between reflexive student's learning style and active processing teaching style of the experimental class, seems to worse performance of the students. At end, the conclusions of this research were: a) the use of the 3D Virtual Reality in the classroom increases the student's motivation and cooperation between them; b) the use of 3D modeling gives to the student a better understanding of the astronomical knowledge spatially related; c) the non-coincidence between the reflexive student's learning style and the collaborative teaching style, used in the experimental classroom, promoted an prejudice in the understanding.
Nível Mestrado
Arquivo PDF document 2004_Campos_D_UFRJ.pdf — Documento PDF, 2.54 MB