Um estudo exploratório sobre os aspectos motivacionais de uma atividade não escolar para o ensino da Astronomia em uma feira turística

MARTINS, Bruno de Andrade
Campo Grande/MS, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2014. 190p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rodolfo Langhi).

Resumo Essa pesquisa tem o objetivo de estudar os aspectos que conduzem à motivação no ensino da Astronomia por parte do público-alvo em um espaço não escolar. Essa pesquisa foi proposta, pois apesar da literatura da área apontar com frequência que a Astronomia é considerada motivadora, não encontramos nenhum trabalho com fundamentação teórica sobre conceitos específicos que envolvem a motivação. Outra justificativa para esta pesquisa é que grande parte das pessoas do público comum brasileiro nunca observou algum objeto astronômico por meio de um telescópio, além de existirem várias concepções alternativas sobre o tema, conforme mostram os resultados dos estudos. Assim, esta pesquisa inclui atividades de observação da Lua com telescópios juntamente ao público em um ambiente não escolar, haja vista a carência de produção bibliográfica sobre esta temática. O grupo analisado foi constituído principalmente pelos transeuntes da Feira Central e Turística de Campo Grande - MS, que consistiu em nossa fonte principal de dados, levantados por meio de um questionário aplicado via e-mail em um segundo momento. Os dados foram estudados sob os referenciais metodológicos da Análise Textual Discursiva, apoiando-nos nos princípios norteadores da Teoria da Autodeterminação, fundamentação teórica deste estudo qualitativo. A partir da análise dos dados obtidos por meio dos questionários, chegou-se a conclusão de que para a atividade proposta por essa pesquisa que a Astronomia foi de fato motivadora, pois foi diagnosticado em uma grande parte dos dados indícios de motivação intrínseca nos participantes.
Palavras-chave Educação em Astronomia, Ambientes não escolares, Teoria da Autodeterminação, Motivação, Observação da Lua.