Um estudo sobre a aplicabilidade do currículo básico de ciências para a escola pública do Paraná

SILVA, Ana Isabel Cardoso da
Marília/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 1997. 173p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fernando Dagnoni Prado).

Resumo Este trabalho procura evidenciar e discutir alguns momentos básicos em relação à implantação da proposta curricular sugerida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a partir de 1990 e incorporada pelas Escolas Municipais de Sarandi, desde 1993. Através de um estudo junto aos Professores da rede municipal de ensino, constatou-se o grau ou nível de entendimento dos docentes em relação à fundamentação teórica da proposta, bem como as conduções metodológicas envolvidas na aplicabilidade destes referenciais, sobretudo em relação aos conteúdos de ciências. A partir das constatações levantadas, procurou-se articular um programa de capacitação docente, a fim de que a proposta curricular, embasada na Pedagogia Histórico-Crítica, fosse incorporada pelos professores em sua essência, ou seja, dando-se ênfase à historicidade na condução dos conteúdos de ensino. Houve algumas dificuldades por parte dos professores em relação ao domínio teórico da proposta, que foram sendo gradativamente superadas através de grupos de estudos específicos. Assim, uma nova postura pedagógica por parte dos professores concentrou-se na adequação de metodologias e linhas de trabalho com os conteúdos relativos ao primeiro eixo temático da proposta: "Noções de Astronomia", sendo que, através deste trabalho, o aluno pôde situar-se melhor em relação ao entendimento da prática social, pois o encaminhamento dos conteúdos de ensino adquire nesta postura um caráter desmitificador e desvelador da própria realidade. Nesta perspectiva, a pesquisa apresenta resultados favoráveis no trabalho com a proposta, apontando alguns avanços em relação à compreensão do professor no que diz respeito à aplicabilidade de base teórica sobre a qual está firmado o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná.