FERNANDES, Telma Cristina Dias
Um estudo sobre a formação continuada de professores da educação básica para o ensino de Astronomia utilizando o 'Diário do Céu‘ como estratégia de ensino
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2018. 269p. Tese de Doutorado. (Orientador: Roberto Nardi, Nicoletta Lanciano).
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Resumo |
Esta pesquisa constitui-se de um estudo voltado à formação de professores em
Astronomia. Insere-se dentre as investigações que vêm sendo conduzidas no âmbito do
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC), UNESP, Campus de Bauru, São
Paulo (Brasil). que têm se preocupado em reduzir o distanciamento entre a produção
acadêmica da área e os saberes e práticas de licenciandos e professores em exercício da
Educação Básica. No caso específico do ensino de Astronomia, estudos realizados no
domínio do GPEC mostram que este distanciamento negligencia a presença dos estudos
de Astronomia nas salas de aula do ensino básico, quase sempre comprometendo a
atuação do professor, em termos de qualidade do ensino ministrado nesse nível escolar.
Esta pesqusia busca, assim, estudar os saberes docentes mobilizados durante a formação
de um grupo de professores em exercício na Educação Básica, da rede pública de ensino
de Bauru/SP, a partir do uso de uma estratégia de ensino de Astronomia centrada na
obra Il Diario del Cielo (O Diário do Céu). Neste estudo, o referido material didático,
concebido e desenvolvido originalmente para estudantes italianos e, portanto, para o
Hemisfério Norte, foi traduzido e adaptado para a realidade da zona tropical do
Hemisfério Sul, a fim de proporcionar a um grupo de professores em exercício na
Educação Básica oportunidades de envolverem-se na exploração de elementos da
observação ativa e sistemática do céu, do entorno e de atividades educativas. Para tanto,
foram considerados modelos didáticos voltados para a Astronomia, explorando temas
sobre o reconhecimento do horizonte local e a orientação espaço-temporal, os horários
do nascer, culminância e pôr do Sol e da Lua, a duração do dia de acordo com o período
do ano e da latitude do local de observação, equinócios, solstícios e as estações do ano,
fases da Lua, dentre outros, e suas relações com a Didática da Astronomia. Analisados à
luz da teoria e procedimentos da Análise de Discurso, de linha francesa, os dados
constituídos revelaram, dentre os resultados alcançados, que embora os docentes
possuam, por vezes, incipiente formação para o trabalho com a temática, a metodologia
utilizada proporcionou novos conhecimentos à formação científica e pedagógica dos
professores, tornando mais acessível o seu encontro com a Astronomia; os alunos
sentiram-se mais seguros em dar explicações para o resultado de suas ações e
interações, ao relacionar o objeto de estudo com o cotidiano.
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Palavras-chave |
Educação em Astronomia, Formação de Professores em Exercício, Saberes Docentes, Análise de Discurso, Diário do Céu.
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Abstract |
This research consisted of a study aimed at teacher training in Astronomy. It is part of
the research carried out within the scope of the Research Group on Science Teaching
(GPEC), UNESP, Campus de Bauru, São Paulo (Brazil), which have been concerned
with reducing the gap between the academic production of the area and the knowledge
and practices of graduates and teachers in basic education. In the specific case of
Astronomy teaching, studies carried out in the GPEC field show that this distance
neglects the presence of Astronomy studies in the classrooms of basic education, almost
always compromising the performance of the teacher, in terms of the quality of teaching
taught at that level school. This research aims, therefore, to study the teachers'
knowledge mobilized during the formation of a group of teachers in exercise in Basic
Education, of the public school of Bauru / SP, from the use of an astronomy teaching
strategy centered in the work Il Diario del Cielo (The Diary of the Sky). In this study,
the didactic material originally conceived and developed for Italian students, and
therefore for the Northern Hemisphere, has been translated and adapted to the reality of
the tropical zone of the Southern Hemisphere in order to provide a group of practicing
teachers in the Basic Education opportunities to engage in the exploration of elements
of active and systematic observation of the sky, environment and educational activities.
To do so, they were considered didactic models aimed at Astronomy, exploring themes
about the recognition of the local horizon and the space-time orientation, the time of the
birth, culmination and sunset of the Moon, the duration of the day according to the
period of the year and latitude of the place of observation, equinoxes, solstices and the
seasons of the year, phases of the Moon, among others, and its relations with the
Didactics of Astronomy. Analyzed in the light of the theory and procedures of French
Speech Analysis, the data show that, among the results achieved, although the teachers
sometimes have incipient training to work with the subject, the methodology used
provided new knowledge to the scientific and pedagogical formation of teachers,
making their encounter with Astronomy more accessible; the students felt more
confident in explaining the results of their actions and interactions by relating the object
of study to everyday life.
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Keywords |
Astronomy Education, In-service Teacher Training, Teacher‘s knowledge, Discourse Analysis, Diary of Sky.
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Nível |
Doutorado
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