Um estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da Astronomia

BARROS, Lucas Guimarães
Um estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da Astronomia
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2017. 228p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rodolfo Langhi).

Resumo Esta pesquisa buscou analisar uma experiência de formação de monitores em um observatório astronômico local, tendo como contexto para tal, as atividades de divulgação científica desenvolvidas pelos monitores daquela instituição. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa, na qual se recorreu aos questionários, entrevistas e observações das atividades de campo dos monitores. Mediante Análise de Conteúdo, foi realizada uma triangulação dos dados coletados e posterior análise, em que se estabeleceu as categorias de discussão dos dados. Os resultados indicam as atividades de divulgação realizadas pelo observatório local como motivadoras para o estudo da Astronomia e incentivo ao ingresso como monitores do observatório. Consequentemente, dentre as motivações elencadas para essa opção, grande parte dos monitores participantes da pesquisa enfatizou uma dimensão afetiva como fator principal (por exemplo: interesse, paixão, amor, etc.). No que concerne à formação vivenciada no local, constatou-se como principal mecanismo utilizado o acompanhamento de veteranos, os quais eram observados pelos monitores novatos durante atividades de atendimento escolar e abertos ao público, tendo a prática, os conhecimentos e experiências desses veteranos apontados como exemplos a serem seguidos pelos demais. Entre as experiências advindas da monitoria, relatou-se a superação de insegurança no relacionamento com o público, o aprendizado de conhecimentos científicos, o trabalho em equipe e a iniciação à pesquisa acadêmica. Quanto ao relacionamento entre membros da equipe, perceberam-se diversos problemas pertinentes à comunicação entre monitores, à falta de diálogo em situações de divergência de opiniões e problemas de convívio entre monitores novatos e veteranos durante as atividades de campo. Problemas também foram encontrados na atuação em campo dos monitores ao interagir com os visitantes, identificando-se a presença de erros conceituais na comunicação, complicações no planejamento e organização das atividades, uso incorreto de analogias, linguagem inadequada, dentre outros. No tocante a determinadas concepções entre os monitores, destaca-se como mais indicados o saber de conteúdo e de comunicação com o público, devendo esses, segundo os monitores, estar presentes na formação. Por fim, apontou-se também a necessidade de valorização do monitor para o trabalho em equipe, com o objetivo de realização das atividades de forma eficiente. Os dados permitiram a estruturação de um perfil do monitor cuja prática estaria concentrada na atuação em campo (com o público) e no seu local de trabalho (interna). Diante dessas questões, sugere-se a estruturação de uma proposta de formação para observatórios astronômicos que possa fazer jus ao papel, perfil e responsabilidades de um monitor desse local, contribuindo também para sua valorização como educador e comunicador científico profissional.
Arquivo PDF document 2017_LUCAS_GUIMARAES_BARROS_D_UNESP.pdf — Documento PDF, 2.85 MB