BATISTA, Michel Corci
Um estudo sobre o ensino de astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais
Maringá/PR, Universidade Estadual de Maringá, UEM, 2016. 182p. Tese de Doutorado. (Orientador: Polonia Altoé Fusinato).
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Resumo |
O ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental possui algumas particularidades em relação aos outros níveis de ensino. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, na maioria das vezes graduado em Pedagogia ou apenas com o curso de formação docente em nível médio, e com a responsabilidade de ensinar todas as áreas do conhecimento. O presente trabalho objetivou investigar como se dá a formação inicial de professores dos anos iniciais para o ensino de astronomia, bem como, analisar a contribuição de uma oficina de astronomia básica para a formação inicial de professores dos anos iniciais. A preocupação com o tema se justifica pelo caráter interdisciplinar da astronomia. O estudo de natureza qualitativa foi norteado em seu percurso por três etapas. Na primeira etapa fez-se um estudo do enfoque dado à astronomia no ensino de ciências naturais nos currículos de graduação em pedagogia e de formação docente em nível médio existentes em instituições de ensino do estado da Paraná – PR por meio de um levantamento sobre as características e fundamentos que norteiam a formação desses profissionais para o ensino de ciências. Na segunda etapa investigou-se os livros didáticos de ciências aprovados pelo PNLD/2013 no que diz respeito aos conteúdos de astronomia e sua abordagem. E na terceira etapa se investigou os saberes curriculares de um grupo de 10 alunas do curso de formação docente da cidade de Maringá – Paraná, relativos ao tema astronomia, em termos de seu conteúdo e de sua natureza, por meio de uma oficina de astronomia básica. Todos os materiais coletados para análise foram interpretados segundo os princípios e procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Nossa pesquisa evidenciou a disparidade da abordagem do tema astronomia nas diferentes coleções analisadas, o que por sua vez dificulta o trabalho do professor. Os resultados de nossa investigação apontam ainda para a existência de falhas na formação dos docentes, no que diz respeitos aos conteúdos de astronomia, visto que esse tema pouco aparece nas ementas das disciplinas dos cursos de formação inicial e quando aparecem não são discutidos em sala de aulas. No que diz respeito a oficina de astronomia, os resultados indicam que a mesma contribuiu para a formação dos saberes docentes curriculares e ainda permitiu às alunas uma visão menos simplista sobre o tema astronomia. As conclusões desse estudo forneceram subsídios para a elaboração de uma sequência didática de astronomia para a formação de professores de ciências dos anos iniciais.
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