JÚNIOR, João Feliciano de Souza
Um material paradidático em formato digital para problematizar ideias sobre variações locais da temperatura superficial da Terra ao longo do dia
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2018. 148p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Auta Stella de Medeiros Germano, Gilvan Luiz Borba).
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Resumo |
É bem sabido pela comunidade que atua na área, que o ensino das Ciências da Natureza pode
contribuir para uma melhor compreensão acerca do mundo, propiciando ao mesmo tempo
uma postura mais crítica, mais curiosa e questionadora sobre os eventos naturais. Nesse
contexto, a pesquisa em ensino de Física, e o próprio ensino de Física, em particular, não pode
se limitar à exposição de leis e teorias ou à memorização de fórmulas matemáticas, mas deve
contribuir, entre outras coisas, com a problematização de situações que propiciem novos
significados para o cotidiano dos alunos. Entre os temas com esse potencial, ressaltamos aqui
os concernentes à relação entre Astronomia e Ambiente, pelas suas ligações com as
periodicidades na dinâmica da natureza e suas influencias no cotidiano social. Naturalmente
ensinar Física nessa perspectiva gera importantes desafios tais como os relativos à formação
dos professores, à falta de materiais para respaldar o trabalho docente e à natural desconfiança
com relação ao tradicional oficio do “cumprimento do programa”. Visando contribuir para a
superação dessas dificuldades, desenvolvemos um material paradidático em formato digital
voltado para professores que desejem ensinar Física partindo de questões que permitem
aprofundar a compreensão sobre correlações entre Astronomia e Ambiente. A
problematização central adotada nesse trabalho foi definida após sondagens com
estudantes que residem no interior do RN sobre o que eles conhecem e/ou desejam conhecer
sobre o Sol, surgindo daí a questão: Por que sentimos uma diferença no aquecimento da
Terra pelo Sol ao longo do dia? Para respondê-la se contextualiza duas hipóteses da
sondagem com os alunos: (a) a altura do Sol no céu determina o quanto ele nos aquece; e (b)
o acúmulo de energia que a Terra recebe do Sol causa a variação de temperatura ao longo
do dia. A discussão das hipóteses favorece um aprofundamento sobre a natureza física dos
fenômenos relacionados com o Balanço Energético da Terra, incluindo aí conceitos de
termodinâmica e da interação matéria e radiação. Além da própria dissertação, o material,
aqui apresentado, incorpora sugestões apresentadas por licenciandos e professores de Física
que o manusearam e teceram considerações sobre sua adequação e uso em ambiente real.
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Palavras-chave |
Astronomia e Ambiente, Problematização, Aquecimento e Balanço Energético da Terra, Ensino de Física, material paradidático.
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Abstract |
It is well known by the community that works in the area, that the teaching of the Nature
Sciences can contribute to a better understanding about the world, providing at the same time
a more critical, more curious and questioning posture about natural events. In this context,
research in Physics teaching, and Physics teaching itself, in particular, can not be limited to
the exposition of laws and theories or to the memorization of mathematical formulas, but
must contribute, among other things, to the problematization of situations that provide new
meanings for students' daily lives. Among the themes with this potential, we highlight here
the ones related to the relation between Astronomy and Environment, by their links with
periodicities in the dynamics of nature and its influences in social everyday life. Naturally,
teaching Physics in this perspective generates important challenges such as those related to
teacher training, the lack of materials to support the teaching work and the natural distrust
regarding the traditional mission of the "program compliance". Aiming to contribute to
overcome these difficulties, we developed a paradidactic material in digital format aimed at
teachers who wish to teach Physics starting from questions that allow to deepen the
understanding about correlations between Astronomy and Environment. The central
problematization adopted in this work was defined after surveys with students that live on
countryside of RN state about what they know and/or wish to know about the Sun, thus
raising the question: Why do we feel a difference in the heating of the Earth by the Sun along
the day? In order to answer it, we contextualize two hypotheses resulting from the
investigation with the students: (a) the height of the Sun in the sky determines how much it
warms us; and (b) the accumulation of energy that the Earth receives from the Sun causes
temperature variation throughout the day. The discussion of these hypotheses introduces
questionings that favor a deepening on the physical nature of the phenomena related to the
Earth ́s Energy Balance, including concepts of thermodynamics and the interaction between
matter and radiation. In addition to the dissertation itself, the material presented here
incorporates suggestions from undergraduate students of Physics Teaching and high school
Physics teachters who have handled it and made considerations about its suitability and use in
scholar contexts.
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Keywords |
Astronomy and Environment, Problematization, Earth ́s Heating and Energy Balance, Physics Teaching, paradidactic material.
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Nível |
Mestrado
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