LIMA, Fábio Henrique Novaes de
Um minicurso para atuação de mediadores na educação não formal em Ciências da Natureza
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2018. 254p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Auta Stella de Medeiros Germano).
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Resumo |
Apresentamos uma proposta de minicurso para mediadores envolvidos em práticas de educação não formal em ciências, com a finalidade principal de oferecer suporte no desenvolvimento de estratégias de mediação. A proposta contempla plano de curso e material com textos de apoio. Para sua elaboração, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a mediação em educação não formal, e a observação participante no contexto de um projeto que desenvolve mostras de Astronomia com planetário móvel e objetos interativos. Num estudo com os mediadores do projeto, sistematizamos dimensões relevantes para trabalhar a percepção sobre os objetos usados junto ao público, bem como formas com que as mediações a serem desenvolvidas podem ser pensadas, de modo a instigar a participação ativa do público. A análise que nos levou a essa sistematização usou como base três elementos teóricos: a abordagem humanística para o ensino da astronomia; a ideia de popularização da ciência; e a proposta dos três níveis de interação do público que devem ser almejados, numa exposição, “hands-on”, “minds-on”, e “hearts-on”. Com isso, no que diz respeito às formas de provocar o público, chegamos às seguintes categorias de ações a serem evocadas, durante as mediações: observar, perceber; manusear; expressar-se, indagar-se; gerar e explorar hipóteses; refletir, imaginar sobre; resolver situações problemas; sentir, emocionar-se. As dimensões a se observar na relação com os objetos, as ações a serem evocadas na mediação, e alguns fundamentos sobre especificidades da educação não formal compuseram o programa do minicurso e dos textos que elaboramos para apoio ao mesmo. O curso, de carga horária de 20h, contempla entre as atividades a produção coletiva de objetos e simulações de mediações em torno destes. Curso e material com textos de apoio foram aplicados numa turma de 21 participantes, entre alunos de graduação da UFRN e do IFRN, e alunos do PPGECNM/UFRN. Destacamos, da análise de áudios e questionários, bem como das produções desenvolvidas pelos participantes, o alto nível de interesse pela temática, tendo o curso sido, para a maioria, o primeiro contato com a discussão sobre a educação não formal. Houve um envolvimento marcante com as atividades propostas, constatando-se, ao final, a intenção da maioria dos participantes de aplicar as simulações em situação real, junto a um público externo. Os conteúdos identificados com mais frequência como contribuições significativas do curso foram os referentes às especificidades da educação não formal. Concluímos que a proposta se mostrou extremamente motivadora, e proveitosa particularmente no que se refere a favorecer a consciência e reflexão em torno do objeto e das mediações com os mesmos, sendo que deve ser acatada a sugestão dos participantes, de aumento da carga horária, a fim de prolongarmos o tempo dedicado ao uso das formas de provocação ao público no planejamento e avaliação das simulações, propiciando um uso mais consciente delas.
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Palavras-chave |
Formação de mediadores, Educação não formal, Popularização da Ciência, Abordagem humanística para o ensino da Astronomia, Estratégias de mediação.
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Abstract |
We present a mini-course proposal for mediators involved in non-formal science education practices, with the main purpose of providing support in the development of mediation strategies. The proposal includes a course plan and material with supporting texts. For its elaboration, a bibliographical revision was made on mediation in non-formal education, and the participant observation in the context of a project that develops astronomy shows with mobile planetarium and interactive objects. In a study with project mediators, we systematized relevant dimensions to work on perceptions about objects used by the public, as well as ways in which mediations to be developed can be thought of in order to instigate active public participation. The analysis that led to this systematization used three theoretical elements: the humanistic approach to the teaching of astronomy; the idea of popularization of science; and the proposal of the three levels of audience interaction that should be pursued in a hands-on, mind-on, and hearts-on exhibition. With this, with regard to the ways of provoking the public, we arrive at the following categories of actions to be evoked during mediations: to observe, to perceive; to handle; to express oneself, to inquire; generate and explore hypotheses; reflect, imagine about; solve problem situations; feel, move. The dimensions to be observed in relation to the objects, the actions to be evoked in the mediation, and some foundations on the specificities of non-formal education made up the mini-course program and the texts that we elaborated to support it. The course, with a workload of 20 hours, includes among the activities the collective production of objects and simulations of mediations around them. Course and material with supporting texts were applied in a class of 21 participants, between undergraduate students from UFRN and IFRN, and students from PPGECNM / UFRN. From the analysis of audits and questionnaires, as well as of the productions developed by the participants, we highlight the high level of interest in the subject, the majority of which was the first contact with the discussion about non-formal education. There was a marked involvement with the proposed activities, and in the end, the intention of the majority of the participants to apply the simulations in real situation, together with an external public. The contents most frequently identified as significant contributions of the course were those referring to the specificities of non-formal education. We conclude that the proposal was extremely motivating, and particularly useful in favor of awareness and reflection around the object and mediations with them, and that the participants' suggestion of increasing the workload should be respected. in order to prolong the time dedicated to the use of forms of provocation to the public in the planning and evaluation of the simulations, providing a more conscious use of them.
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Keywords |
Formation of mediators, Non-formal education, Popularization of Science, Humanistic approach to the teaching of Astronomy, Strategies of mediation
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Nível |
Mestrado
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