Um projeto de intervenção nos espaços de exposições do planetário do parque Ibirapuera

ELIAS, Daniele Cristina Nardo
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Ensino de Ciências e Matemática (Profissionalizante), 2006. 118p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Henrique Amaral).

Resumo Este trabalho apresenta resultados do projeto de pesquisa-intervenção que vem sendo desenvolvido no Planetário do Parque Ibirapuera (SP), cujo objetivo é a implantação de um ambiente de aprendizagem motivador, desafiador ao público e indutor da popularização de conteúdos relacionados à Astronomia, Astrofísica e Cosmologia por meio da exposição de objetos e experimentos da área. Apresenta-se neste trabalho a concepção básica e os critérios utilizados do ponto de vista pedagógico para as indicações dos objetos e experimentos que estão sendo expostos. Assim, esse trabalho trata de uma descrição que busca nos fundamentos pedagógicos da aprendizagem significativa e teoria sócio interacionista de Vigotsky uma justificativa para a distribuição dessas exposições e experimentos no espaço interno e externo ao Planetário de São Paulo e a Escola Municipal de Astrofísica (EMA). Partindo-se da estrutura de mapas conceituais fundamentados na teoria de aprendizagem significativa, buscasse a melhor forma de apresentar, distribuir e expor objetos e experimentos de Astronomia de maneira mais eficiente em termos de uma aprendizagem significativa, valorizando-se a aproximação e interação do público com as exposições e os experimentos.