Um recorte sobre a Educação em Astronomia nas escolas municipais de Curitiba no contexto da formação e atuação de professores de ciências do Ensino fundamental, de documentos oficiais nacionais, estaduais (Paraná) e das diretrizes curriculares municipais

HONORATO, Angel
Curitiba/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017. 123p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Antonio Florczak).

Resumo Essa dissertação é desenvolvida sob os eixos teóricos Educação em Astronomia e Formação de Professores. A literatura da área aponta a necessidade da formação continuada na área de Educação em Astronomia para os profissionais que atuam no Ensino de Ciências. Considerando importante a Educação em Astronomia desde os primeiros anos de formação no Ensino Fundamental, investigou-se os documentos oficiais que versam sobre o Ensino de Ciências desse segmento, buscando analisar como a Astronomia é contemplada. Também foi feito um estudo com um grupo de professores da rede municipal de Curitiba, a partir da análise de um questionário investigativo sobre a formação, atuação e expectativas de um material didático de Astronomia. A análise dos documentos oficiais indica que, no geral, a Astronomia é prevista nos documentos, sendo que em alguns as indicações são apresentadas com maiores detalhes que em outros. Em especial no documento municipal de Curitiba, a Astronomia é amplamente indicada desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, e esse fato tende a ser uma tendência nacional com o advindo de um novo documento orientador – a Base Nacional Comum Curricular. Entretanto, nenhum dos documentos trata da formação do professor que estará em sala de aula desenvolvendo os conteúdos dessas diretrizes e/ou base. A investigação com os professores corrobora com a literatura da área, indicando falhas na formação inicial e necessidade de formação continuada na área: os professores têm pouco ou nenhum contato com disciplinas de Astronomia (de conteúdo ou de metodologia de ensino) em sua formação inicial e continuada. Essa investigação também se contrapõe com os documentos oficiais, pois a Astronomia parece ser trabalhada em sala de aula em somente um ano do Ensino Fundamental. Por outro lado, os professores dão indício de um material de formação continuada que poderá vir a colaborar com a Educação em Astronomia nas escolas municipais. Toda essa investigação culminou na elaboração do produto dessa dissertação: um guia didático de Astronomia, em que se apresenta alguns conteúdos previstos no documento oficial do município, considerando as expectativas dos professores para um material didático que possa auxiliar em sua formação continuada e indicações apresentadas em estudos anteriores da literatura da área. O material foi pensado de maneira a introduzir alguns conceitos básicos previstos no documento oficial do município e apresentar oportunidades de aprofundamento ao professor. O conteúdo é desenvolvido por meio de textos interativos com imagens, vídeos, hiperlinks, exercícios, indicações de atividades práticas, textos complementares de aprofundamento cultural e indicações de atividades virtuais (por meio de softwares específicos).
Palavras-chave Educação em Astronomia, Formação de professores, Astronomia no Ensino Fundamental, Documentos oficiais.