Um teatro sobre o caso Galileu: a peça didática de Brecht como instrumento de divulgação científica

SOUZA, Rodrigo Baldow
Um teatro sobre o caso Galileu: a peça didática de Brecht como instrumento de divulgação científica
Maceió/AL, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2014. 130p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jenner Barretto Bastos Filho).

Resumo Nesta dissertação, construímos um Texto Teatral que aborda o momento histórico conhecido como O Caso Galileu. Este episódio desempenhou papel importantíssimo no desenvolvimento das ideias relacionadas ao nascimento de ambas, à Física Clássica e à Astronomia Telescópica, e, deste modo, teve grande relevância para a História da Ciência. Foram incorporados e confrontados no processo de elaboração da parte escrita da peça intitulada "A Matuta e O Caso Galileu" quadros conceituais teóricos sobre a vida e a obra do filósofo florentino como aqueles propiciados por Geymonat (1997), Reston Jr (1995), Koyré (2009), Drake (1981), Banfi (1949), Santillana (1960), Redondi (1990), Shea (1973), entre outros. No que concerne à formatação de um Texto Teatral dramático nos orientamos pelo trabalho seminal de Ball (2011). A Peça Didática de Bertolt Brecht (1967; 1978) e os trabalhos de Koudela (1992; 2007; 2010) e de Steinweg (1992) constituíram-se na fundamentação teórica propriamente dita da atividade teatral a ser realizada. Além disso, foi aplicado um questionário com os estudantes após discutirem o Texto Teatral, e suas respostas foram categorizadas e analisadas verificando-se a contribuição da atividade na construção de conhecimentos relacionados ao tema em questão, assim como às mudanças de algumas de suas visões sobre a natureza do empreendimento científico. A partir das análises dos dados, essa prática pedagógica proporcionou mudanças, ainda que parciais, nas visões deformadas dos estudantes/atuantes acerca da natureza da Ciência como também propiciou uma compreensão mais adequada dos mesmos acerca das questões epistemológicas suscitadas.
Palavras-chave Teatro Científico, Ensino de Física, História da Ciência, Revolução Científica, Peça Didática de Brecht.
Abstract This work concerns a theatrical text upon an historical moment known as 'The Galileo Case'. This relevant episode of the history of science played a very central role in the context of the development of the ideas concerning the birth of both, the Classical Physics and the Telescopic Astronomy. In order to elaborate the theatrical piece we proceed to a confrontation among several reference frames provided by diversified authors like Geymonat (1997), Reston Jr (1995), Koyré (2009), Drake (1981), Banfi (1949), Santillana (1960), Redondi (1990), Shea (1973), among others. Concerning the organization and construction of a dramatic theatrical text, properly said, we follow the seminal works due to Ball (2011). With respect to the Didactic Theatrical Piece we follow the seminal works due to Bertolt Brecht (1967; 1978), to Koudela (1992; 2007; 2010) and to Steinweg (1992). The works of these last three authors constituted the theoretical foundation in order to construct the theatrical activity, properly said. The students which constituted the control group were invited to read the theatrical piece and after this reading they were invited to answer a formulary with selected questions about the content of the piece. The corresponding collected answers were analyzed and categorized in the light of the following criteria: (i) the real contribution of the activity for the construction of students' knowledge; (ii) the real changes with respect to their a priori conception of the nature of science. Starting from the analysis of the obtained results we conclude that the adopted pedagogical practice was well successful to provide important changes concerning a better conception on the nature of science by the students. Besides this, we also conclude that the dramatic theatrical piece represents a good possibility to providing the overcoming of distorted conceptions on the nature of science and for the study of epistemological questions emerging from the theme.
Keywords Scientific Theatre, Physics Teaching, History of Science, Scientific Revolution, Didactic Theatrical Piece Brecht.
Nível Mestrado