Uma Abordagem Humanística para o Ensino de Astronomia no Ensino Médio

COSTA, Gilvana Benevides
Uma Abordagem Humanística para o Ensino de Astronomia no Ensino Médio
/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Profissionalizante), 2005. 109p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Carlos Jafelice).

Resumo Tendo como inspiração desenvolver práticas de Ensino de Física, sobretudo de Astronomia, no Ensino Médio, a presente dissertação de mestrado propõe aulas e atividades cuja finalidade maior é a integração entre o indivíduo com o cosmo, normalmente tão dissociados nas concepções da sociedade moderna atual. As atividades aqui apresentadas têm como referências os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Filosofia Holística, a concepção das Inteligências Múltiplas e elementos de História e Filosofia da Ciência para se tratar a origem do Universo. Como base teórica da metodologia adotada, o estudo das Inteligências Múltiplas, proposto pelo norte-americano Gardner evidenciou que o indivíduo é dotado de muitas capacidades que proporcionam caminhos pra o conhecimento, o qual não precisa se dar unicamente pela via racional, já tão valorizada nas pedagogias habitualmente praticadas, aumentando o leque de atuação de docentes. Por sua vez, o reconhecimento da necessidade de uma educação holística e integradora, enxergando que o todo pode ser muito mais que a mera soma das partes e, sobretudo, valorizando aspectos espirituais do ser humano, ajudando a ligar o indivíduo com o cosmo, do qual, na verdade, aquele nunca esteve separado, embora a cultura ocidental reforçava, cada vez mais, uma artificial separação entre ambos, As atividades aqui elaboradas foram postas em prática em um curso de capacitação para professores do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, Natal - Rn. Elas são, também, uma reflexão para que a prática docente seja mais que se atingir um conteúdo, mas capacitar o estudante com habilidades, valores e uma verdadeira atitude que o permita um aprender a aprender que permaneça para toda a vida. Essa capacidade agregar-se-á ao conteúdo verbal, aos procedimentos e às atitudes que sirvam de ferramentas para os estudantes, afim de que eles possam utilizá-las no seu processo de aprendizagem, principalmente para aqueles que não irão seguir os estudos em uma formação acadêmica.