Uma Breve Introdução à Lei de Atração Universal de Isaac Newton

BOZOLAN, Fábio da Silva
Uma Breve Introdução à Lei de Atração Universal de Isaac Newton
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2015. 73p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Claudemir R. Tossato).

Resumo A lei de atração gravitacional enunciada por Isaac Newton em seus Principia em 1684 tem atrás de si um processo longo de reflexão e diálogo com outros autores. Este texto intenciona introduzir de modo breve alguns fatos de tal processo, destacando não apenas o processo em si – que envolveu modelagem matemática – mas também alguns fatos colaterais como o desenvolvimento da expressão quantitativa da aceleração centrípeta e o intercâmbio de ideias entre Newton e outros pensadores. O texto foi escrito em quatro capítulos e três apêndices. No primeiro capítulo o “formato postulacional” do texto dos Philosophiae naturalis principia mathematica é apresentado; no segundo capítulo são destacados oito argumentos newtonianos para deduzir a Lei de Atração Gravitacional; no terceiro capítulo destacamos o processo de “matematização" desenvolvido por Newton; no quarto capítulo discutimos a relevância da discussão comunitária entre cientistas para o progresso da ciência. O apêndice um mostra uma dedução “ao estilo newtoniano” da intensidade da força centrípeta; o apêndice dois mostra a relação da intensidade em função da distância a partir da irradiação da luz e o apêndice três é a dedução da Lei Harmônica de Kepler a partir da Lei de Atração Gravitacional de Newton.
Palavras-chave Isaac Newton, Força Gravitacional, Força Centrípeta.
Abstract Newton’s law of universal gravitation stated in his Principia (1684) is the result of a long process of reflection and dialogue between Newton and other authors. This text intends to introduce briefly some facts of such a process, highlighting not only the process itself - which involved mathematical modeling - but also some side events such as the development of the quantitative expression of the centripetal acceleration and the exchange of ideas between Newton and other thinkers. The text is composed by four chapters and three appendices. The first chapter presents the “Postulational Format” of the Philosophiae naturalis principia mathematica; the second chapter highlights eight Newtonian arguments to deduce Newton’s law of universal gravitation; in the third chapter, we emphasize the process of “mathematization” developed by Newton; in the fourth chapter, we state the importance of existing a discussion group among the scientists for the advancement of science. The appendix one presents a deduction, following the “Newtonian Style”, of the intensity of the centripetal force; the Appendix two shows the relative intensity depending on the distance from the radiation of light; and the Appendix Three is the deduction of Kepler's laws of planetary motion from the Newton’s law of universal gravitation.
Keywords Isaac Newton, Gravitational Attraction, Centripetal Force.