Uma experiência de inserção de Astronomia e Física moderna no Ensino Médio a partir do Sol

SILVA, Sandra Maria da
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2015. 224p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ciclamio Leite Barreto).

Resumo Utilizando o Sol como suma causa e a ideia de que o ensino de Astronomia, bem como o de Física Moderna, devem ser incorporados à prática de sala de aula no ensino médio, esta pesquisa desenvolveu uma proposta didática que enfatizou conteúdos dessas duas áreas do conhecimento. O estudo do Sol foi o ponto de partida para a inserção dos conteúdos que foram abordados. A escolha deste tema se justifica por seu potencial para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interdisciplinares, por seu potencial motivador e pelo fato de que os alunos dispõem de conhecimentos prévios sobre o mesmo. Os conteúdos abordados durante a intervenção didática foram: Sistema Solar, radiação térmica, modelo do corpo negro e a emissão descontínua de energia pela matéria, proposta por Max Planck em 1900. A intervenção educacional foi desenvolvida na Escola Estadual “Amaro Cavalcante,” localizada no município de São Tomé, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da 3ª. série do turno vespertino (Turmas A e B) do ensino médio no ano de 2014. O objetivo geral deste trabalho de dissertação de mestrado profissional é contribuir para a melhoria do ensino de Física na referida escola, mais especificamente nas turmas já mencionadas, bem como no país em geral, através disponibilização do registro na Internet para apreciação de outros professores brasileiros interessados. Quanto à metodologia, esta investigação segue uma abordagem predominantemente qualitativa; os instrumentos para coleta de dados foram a aplicação de questionários diagnósticos, a observação participante natural e exercícios sobre conteúdos contemplados durante as aulas. O produto educacional foi composto por três unidades didáticas, compondo um conjunto de seis planos de aula, todos integralmente implementados. Este trabalho enfatiza as principais justificativas constantes na literatura sobre a inserção dos conteúdos de Astronomia e de Física Moderna no ensino médio bem como as bases legais que recomendam as suas inserções nesse nível. Durante a intervenção educacional, foram aplicados questionários com vistas à detecção dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os temas que seriam abordados nas unidades didáticas. Os resultados indicam que os alunos não dispunham de conhecimentos básicos sobre tais conteúdos, ou na melhor chance, eles dispunham de conhecimento alternativo distante dos conhecimentos científicos. Estes resultados foram utilizados para nortear as atividades pedagógicas que foram desenvolvidas. Durante a execução desta proposta utilizou-se uma diversidade de recursos educativos alternativos ao livro didático tais como reportagens, demonstração experimental, textos de livros paradidáticos, vídeos, entre outros. A avaliação da aprendizagem dos alunos foi realizada continuamente sob uma perspectiva qualitativa, com base nas diversas atividades realizadas durante a implementação dos planos de aula. Dessa forma, chegou-se à conclusão de que os discentes obtiveram um nível razoável de aprendizagem, repleta de significados. Os alunos se mostraram mais motivados para a aprendizagem de conceitos de Física e de Astronomia. A implementação desta proposta proporcionou uma melhoria no ensino de física nas turmas selecionadas na Escola Estadual “Amaro Cavalcante”.
Palavras-chave Astronomia, Sol, Física Moderna, Radiação térmica, Corpo negro, Ensino Médio.