BELONI, Anderson André Pereira
Uma nova abordagem de conceitos de Física e Astronomia a partir do diagrama Hr
Barra do Garças/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2016. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adellane Araujo Sousa).
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Resumo |
Nas últimas décadas, artigos publicados acerca do Ensino de
Física, apontam para uma insatisfação entre os alunos, classificando-a como
monótona e desmotivadora e, principalmente, centrada na resolução de
problemas e memorização de fórmulas. Neste contexto, faz-se necessário, a
inclusão de temas que instigue a curiosidade e a motivação, de forma que os
conceitos já adquiridos pelos alunos possam evoluir para um conhecimento
mais sistemático e significativo. Assim, este trabalho tem como objetivo
descrever a implementação em sala de aula de um produto educacional
constituído de sequência didática incluindo a construção e aplicação de uma
maquete tridimensional do Diagrama Hertzsprung-Russell (HR) que mostra a
relação entre cor (temperatura) e massa/tamanho (luminosidade) das
estrelas. Este diagrama nos permite estudar o ciclo evolutivo de uma estrela
e a partir dele, aprender e inter-relacionar conceitos de Astronomia e Física.
Para tanto, na construção da maquete procuramos deixar em evidência as
quatro regiões mais importantes dessa representação gráfica, as quais
representam as gigantes azuis, as gigantes vermelhas, a sequência principal
e as estrelas anãs brancas, sendo utilizados os seguintes materiais na sua
produção; um tubo de aço, barras de ferro, lâmpadas, circuito elétrico e um
transformador. Assim, este produto foi produzido e aplicado durante as aulas
de Física do quarto bimestre no segundo ano dos cursos técnicos integrados
ao ensino médio de Comércio e Informática do IFMT – campus Barra do
Garças. O referencial teórico utilizado no processo ensino-aprendizagem foi à
luz da aprendizagem significativa de Ausubel, o qual propõe essencialmente
como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, considerando
esses a variável mais importante na aprendizagem. A implementação do
produto, em sala de aula, foi realizada junto às seguintes atividades: um pré-
teste (para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre conceitos de
Astronomia), atividades extraclasse, atividades teórico-práticas, um pós-teste
(para verificar se a aprendizagem foi significativa), um questionário ao final
que avaliou a opinião e satisfação dos alunos sobre à nova metodologia e
aplicação do produto. Cabe neste momento ressaltar, que durante as
atividades desenvolvidas na experiência didática procuramos denotar os
conceitos de Física e Astronomia envolvidos em cada abordagem. Em meio
as atividades foram aplicadas duas avaliações. As mesmas nos permitiram
observar o desenvolvimento dos alunos no tocante aos conceitos de Física,
tais como pressão, temperatura, radiação, comprimento de onda, frequência
da onda, deslocamento de Wien, corpo negro, espectro eletromagnético, bem
como conceitos de astronomia, tais como: início, evolução e fim das estrelas,
cor, temperatura, relação massa/luminosidade estelar e magnitude. Ainda, no
intuito de verificar se o aprendizado foi significativo, os resultados dos dois
testes realizados pelos alunos foram comparados pelo chamado “teste t
estatístico de dados pareados” juntamente com as comparações das
avaliações. Os resultados obtidos nas avaliações e no teste t estatístico nos
sugere que a experiência didática alcançou seu objetivo de propiciar aos
alunos uma aprendizagem significativa.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Diagrama Hertzsprung-Russel.
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Abstract |
In recent decades, articles published about Physics Teaching,
point to dissatisfaction among students, classifying it as dull and demotivating
and mainly focused on solving problems and memorizing formulas. In this
context, it is necessary to include topics that instigate the curiosity and
motivation, so that the concepts once acquired by students can progress to a
more systematic and meaningful knowledge. This work aims to describe the
implementation of an educational product in the classroom consisting of a
didactic sequence including the construction and application of a three-
dimensional model of the Hertzsprung-Russell diagram (HR) showing the
relationship between color (temperature) and mass / size (brightness) of stars.
This diagram allows us to study the life cycle of a star and from it, learn and
interrelate concepts of astronomy and physics. Therefore, in the construction
of the model, we tried to highlight the four most important regions of this
graphical representation, which represent the blue giants, the red giants, the
main sequence and the white dwarf stars, and he following materials were
used in their production; a steel pipe, iron rods, lamps, electrical circuit and a
transformer. Thus, this product was produced and used during Physics classes
of the fourth quarter in the second year of technical courses integrated into
high school of Commerce and Technology of IFMT - campus Barra do Garças.
The theoretical framework used in the teaching-learning process was based
on the meaningful learning process of Ausubel, which essentially proposes as
a starting point the students's previous knowledge, considering these the most
important variable in learning. The implementation of the product, in the
classroom, was conducted with the following activities: a pre-test (to check the
students' prior knowledge about astronomy concepts), extracurricular
activities, theoretical and practical activities, a post-test (to check if learning
was significant), a questionnaire at the end of the process ti evaluate the
opinion and satisfaction of students about the new methodology and
application of the product. It is importatnt to point it out that during the activities
developed in this didactic experience, we tried to denote the concepts of
physics and astronomy involved in each approach. During the activities two
evaluations were implemented. They allowed us to observe the development
of the students regarding the concepts of physics such as pressure,
temperature, radiation, wavelength, frequency wave, Wien's displacement,
black body, electromagnetic spectrum and astronomy concepts such as :
beginning, evolution and end of the stars, color, temperature, mass / stellar
luminosity and magnitude corrrelation. Also, in order to verify that the learning
was significant, the results of the two tests performed by the students were
compared by the so-called "statistical t-test paired data" along with
comparisons of evaluations. The results obtained in the evaluations and
statistical t-test suggests that the learning experience achieved its goal of
providing students with meaningful learning.
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Keywords |
Physics Teaching, Astronomy Teaching, Hertzsprung-Russell diagram.
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Nível |
Mestrado
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