Uma proposta de aplicação de webquest no processo de ensino e aprendizagem de Física

FILHO, Edmo Magalhães Silva
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2016. 89p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Ramos Gonçalves).

Resumo Este trabalho acadêmico tem como objetivo analisar a utilização do recurso tecnológico WebQuest em aulas de Física, com o desígnio de verificar o seu comportamento como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Tendo em vista a abarcante presença de recursos tecnológicos, como computador e Internet, no cotidiano de todos, é proposta uma metodologia de ensino baseada nesse intercâmbio entre a Física da sala de aula e o uso de ferramentas virtuais. Para desenvolver essa proposta, foi realizado um levantamento entre 131 alunos do Colégio da Polícia militar do Ceará, uma das mais conceituadas escolas da rede pública estadual do Ceará; nesse levantamento foi abordada a demanda da inclusão das novas tecnologias no cotidiano escolar das aulas de Física para algumas turmas de ensino médio e fundamental. Os alunos entrevistados mostraram interesse e empolgação pela atividade realizada na metodologia com a WebQuest, pois, até então, não havia a praxe da utilização deste recurso nas aulas de Física, mas, para esse problema, a solução proposta levava a uma modificação na metodologia a ser utilizada durante as aulas, as quais passariam a ser contempladas pelo uso de ferramentas tecnológicas dinâmicas e interativas.
Palavras-chave WebQuest, Física e tecnologia, Ensino de Física.
Abstract This work aims to analyze the use of technological resources WebQuest in physics classes, in order to verify their behavior as a facilitating tool in the learning process. Given the presence of technological resources, such as computer and Internet in the daily lives of all, it is proposed a teaching method based on this exchange between the classroom of physics and the use of virtual tools. To develop this proposal, a survey was conducted among 131 students of College of the Military Police of Ceará, one of the most prestigious schools in the state public network of Ceará; this research addressed the demand for the inclusion of new technologies in the daily physics classes for high school and primary school. The interviewed students showed interest and excitement in the activities carried out with the WebQuest methodology, because until then, these resources were not used in physics classes. The proposed solution led to the use of dynamic and interactive technology tools in class.
Keywords WebQuest. Physics Teaching. Physics and Technology