FILHO, Edmo Magalhães Silva
Uma proposta de aplicação de webquest no processo de ensino e aprendizagem de Física
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2016. 89p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Ramos Gonçalves).
|
Resumo |
Este trabalho acadêmico tem como objetivo analisar a utilização do recurso tecnológico
WebQuest em aulas de Física, com o desígnio de verificar o seu comportamento como
ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Tendo em vista a abarcante presença de
recursos tecnológicos, como computador e Internet, no cotidiano de todos, é proposta uma
metodologia de ensino baseada nesse intercâmbio entre a Física da sala de aula e o uso de
ferramentas virtuais. Para desenvolver essa proposta, foi realizado um levantamento entre 131
alunos do Colégio da Polícia militar do Ceará, uma das mais conceituadas escolas da rede
pública estadual do Ceará; nesse levantamento foi abordada a demanda da inclusão das novas
tecnologias no cotidiano escolar das aulas de Física para algumas turmas de ensino médio e
fundamental. Os alunos entrevistados mostraram interesse e empolgação pela atividade
realizada na metodologia com a WebQuest, pois, até então, não havia a praxe da utilização
deste recurso nas aulas de Física, mas, para esse problema, a solução proposta levava a uma
modificação na metodologia a ser utilizada durante as aulas, as quais passariam a ser
contempladas pelo uso de ferramentas tecnológicas dinâmicas e interativas.
|
Palavras-chave |
WebQuest, Física e tecnologia, Ensino de Física.
|
Abstract |
This work aims to analyze the use of technological resources WebQuest in physics classes, in
order to verify their behavior as a facilitating tool in the learning process. Given the presence
of technological resources, such as computer and Internet in the daily lives of all, it is
proposed a teaching method based on this exchange between the classroom of physics and the
use of virtual tools. To develop this proposal, a survey was conducted among 131 students of
College of the Military Police of Ceará, one of the most prestigious schools in the state public
network of Ceará; this research addressed the demand for the inclusion of new technologies in
the daily physics classes for high school and primary school. The interviewed students
showed interest and excitement in the activities carried out with the WebQuest methodology,
because until then, these resources were not used in physics classes. The proposed solution
led to the use of dynamic and interactive technology tools in class.
|
Keywords |
WebQuest. Physics Teaching. Physics and Technology
|
Nível |
Mestrado
|