Uma proposta de atividades práticas para o ensino de Astronomia no Ensino Médio: observação e projeção do Sol

PSCHEIDT, Ana Caroline
Uma proposta de atividades práticas para o ensino de Astronomia no Ensino Médio: observação e projeção do Sol
Ponta Grossa/PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, 2017. 168p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Emilio).

Resumo O ensino de física no Brasil tem sido um grande desafio, diversas pesquisas são realizadas na área com o objetivo de contribuir para o ensino desta ciência. Mas, mesmo com grandes esforços, percebemos em sala de aula o desinteresse de muitos estudantes. O resultado é pior quando o assunto é especificamente sobre astronomia, que apesar de ser previsto nos Parâmetros curriculares nacionais como um dos temas essenciais a serem contemplados na disciplina de física, praticamente não é trabalhado no ensino médio. Diante disso percebemos a importância de desenvolver uma proposta para o ensino de astronomia. Este trabalho traz um conjunto de atividades relacionados a Astronomia e contempla conceitos essenciais relacionados a física. O tema Sol foi escolhido pois é atrativo para o aluno e possibilita trabalhar diferentes ramos da física ao mesmo tempo. As atividades foram desenvolvidas a partir da construção de experimentos, observação e experimentação fazendo sempre uma discussão dos mecanismos da ciência e de como ela é produzida. A metodologia das aulas é sócio-interacionista, buscando a participação integral do aluno, desde a construção do experimento até a coleta de dados. As atividades foram executadas no colégio SESI (Serviço Social da Industria) em Araucária-PR, onde as classes são interseriadas, contendo alunos dos diferentes níveis do ensino médio que trabalham em equipes, propiciando o compartilhamento do conhecimento entre os alunos.
Palavras-chave Ensino de Física, Astronomia, Sol e Experimentação
Abstract The teaching of physics in Brazil has been a great challenge, several researches are carried out in the area with the aim of contributing to the teaching of this science. But even with great efforts, we perceive in the classroom the disinterest of many students. The result is poorly when the subject is specifically about astronomy, which despite being foreseen in the National Curricular Parameters as one of the essential subjects to be contemplated in the discipline of physics, but in practice is not presented to the student in high school. Therefore, we realize the importance of developing a proposal to teach astronomy. This work brings a set of activities related to astronomy and contemplates essential concepts related to physics. The Sun as a theme was chosen because it is attractive to the student and makes it possible to work in different branches of physics at same time. The activities were developed from the construction of experiments, observation and experimentation, always making a discussion of the mechanisms of science and how it is produced. The methodology of the classes is social interaction, seeking the full participation of the student, from the construction of the experiment to the data collection. The activities were carried out at SESI (Serviço Social da Industria) in Araucária-PR, where classes are inter-linked, including students from different levels of high school who work in teams, providing knowledge sharing among students.
Keywords Teaching Physics, Astronomy, Sun and Experimentation.
Nível Mestrado