PSCHEIDT, Ana Caroline
Uma proposta de atividades práticas para o ensino de Astronomia no Ensino Médio: observação e projeção do Sol
Ponta Grossa/PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, 2017. 168p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Emilio).
|
Resumo |
O ensino de física no Brasil tem sido um grande desafio, diversas pesquisas são
realizadas na área com o objetivo de contribuir para o ensino desta ciência. Mas,
mesmo com grandes esforços, percebemos em sala de aula o desinteresse de
muitos estudantes. O resultado é pior quando o assunto é especificamente sobre
astronomia, que apesar de ser previsto nos Parâmetros curriculares nacionais
como um dos temas essenciais a serem contemplados na disciplina de física,
praticamente não é trabalhado no ensino médio. Diante disso percebemos a
importância de desenvolver uma proposta para o ensino de astronomia. Este
trabalho traz um conjunto de atividades relacionados a Astronomia e contempla
conceitos essenciais relacionados a física. O tema Sol foi escolhido pois é
atrativo para o aluno e possibilita trabalhar diferentes ramos da física ao mesmo
tempo. As atividades foram desenvolvidas a partir da construção de
experimentos, observação e experimentação fazendo sempre uma discussão
dos mecanismos da ciência e de como ela é produzida. A metodologia das aulas
é sócio-interacionista, buscando a participação integral do aluno, desde a
construção do experimento até a coleta de dados. As atividades foram
executadas no colégio SESI (Serviço Social da Industria) em Araucária-PR, onde
as classes são interseriadas, contendo alunos dos diferentes níveis do ensino
médio que trabalham em equipes, propiciando o compartilhamento do
conhecimento entre os alunos.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Astronomia, Sol e Experimentação
|
Abstract |
The teaching of physics in Brazil has been a great challenge, several researches
are carried out in the area with the aim of contributing to the teaching of this
science. But even with great efforts, we perceive in the classroom the disinterest
of many students. The result is poorly when the subject is specifically about
astronomy, which despite being foreseen in the National Curricular Parameters
as one of the essential subjects to be contemplated in the discipline of physics,
but in practice is not presented to the student in high school. Therefore, we realize
the importance of developing a proposal to teach astronomy. This work brings a
set of activities related to astronomy and contemplates essential concepts related
to physics. The Sun as a theme was chosen because it is attractive to the student
and makes it possible to work in different branches of physics at same time. The
activities were developed from the construction of experiments, observation and
experimentation, always making a discussion of the mechanisms of science and
how it is produced. The methodology of the classes is social interaction, seeking
the full participation of the student, from the construction of the experiment to the
data collection. The activities were carried out at SESI (Serviço Social da
Industria) in Araucária-PR, where classes are inter-linked, including students
from different levels of high school who work in teams, providing knowledge
sharing among students.
|
Keywords |
Teaching Physics, Astronomy, Sun and Experimentation.
|
Nível |
Mestrado
|