Uma proposta de ensino de Astronomia para o Ensino Médio a partir de uma breve história da evolução de nosso conhecimento do Universo

ROGÉRIO, Túlio Permino
Vitória/ES, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2017. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Mascarello Bisch).

Resumo A inserção de tópicos de Astronomia na Educação Básica é amparada por diversas leis vigentes e já está bem justificada na literatura da área de Ensino de Física e Astronomia, contudo ainda não é comum essa prática nas salas de aula por diversas razões. Buscando difundir esse tema, em escolas de Ensino Médio e também em pesquisas acadêmicas em Ensino, essa proposta busca investigar quais são as possíveis contribuições que a aplicação da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos podem promover no Ensino de Astronomia numa escola da rede pública do estado do Espírito Santo. Essa dinâmica possui a perspectiva dialógica e problematizadora. A dinâmica consiste numa Problematização Inicial, que busca despertar no aluno a necessidade da aquisição de conhecimentos, seguida de um momento de Organização do Conhecimento, quando são estudados os conhecimentos necessários para a compreensão da temática, finalizando numa Aplicação do Conhecimento, que é um momento de utilização do conhecimento organizado para se chegar a uma síntese acerca do fenômeno estudado, ou extrapolando para situações novas, para que a compreensão também sejam aplicáveis os conhecimentos estudados previamente. Com essa abordagem, a expectativa foi conseguir maior participação dos alunos, pois havia espaço para que trouxessem suas dúvidas e expectativas sobre Astronomia para a sala de aula e, com isso, pudessem participar de forma mais ativa durante o processo de ensino-aprendizagem, evitando uma mera transmissão direta de informações, sem respeitar suas experiências e conhecimentos. A estrutura geral da proposta conta com 6 blocos de atividades: um diagnóstico inicial; atividades observacionais; trabalhos de Galileu, Kepler e Newton; Astronomia galáctica e extragaláctica; noções de escalas; e a avaliação da proposta. Os dados foram coletados a partir de questionários, atividades escritas, diários de bordo e áudios gravados, com consentimento. Durante as aulas, analisando as atividades aplicadas e as entrevistas, evidenciou-se um bom envolvimento dos alunos que parecem ter se apropriado das discussões e atividades realizadas. A observação das posturas dos alunos permitiu avaliar características do seu perfil de autonomia, sendo que os resultados indicam algumas características de alunos mais reflexivos. Embora reconheçamos as limitações desta proposta, ela possui grande potencial para intervenções em estudos introdutórios de Astronomia que busquem trabalhar além do conhecimento presente nos materiais didáticos, promovendo um diálogo constante entre o conhecimento astronômico e os aspectos vivenciáveis no cotidiano.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Universo, Concepções Alternativas, Paulo Freire, Três Momentos Pedagógicos.
Abstract The inclusion of Astronomy topics in Basic Education is supported by several existing laws and is already well justified in the literature of the area of Teaching Physics and Astronomy, however it is not yet common practice in classrooms for various reasons. The aim of this research is to disseminate this theme in secondary schools and also in academic research in teaching. This proposal seeks to investigate the possible contributions that the application of the Three Pedagogical Moments dynamics can promote in the teaching of astronomy in a public school in the state of Holy Spirit. This dynamic has its origin in the dialogical and problematizing teaching, popularized by Paulo Freire. The dynamics consists of an Initial Problematization, which seeks to awaken the need for knowledge in the students, followed by a moment of Knowledge Organization, when the necessary knowledge for the understanding of the subject is studied, ending in an Application of Knowledge, which is the moment to use the organized knowledge to synthesize the studied phenomenon, or extrapolating to new situations, for which the knowledge previously studied should also be applied. With this approach, the expectation was to achieve higher participation from the students, because there was room for them to bring doubts and expectations about Astronomy to the classroom and, with this, they could participate more actively during the teaching-learning process, trying to avoid a mere direct transmission of information, without respecting their experiences and knowledge. The general proposal structure counts on 6 blocks of activities: an initial diagnosis; observational activities; Galileo, Kepler and Newton papers; galactic and extragalactic astronomy; scales notions; proposal evaluation. Data were collected from questionnaires, written activities, logbooks and recorded audios (with consent). During the classes, analyzing the activities applied and the interviews, there was a good engaging of the students who seem to have appropriated the discussions and activities carried out. The student’s posture observation allowed the evaluation of their autonomy profile characteristics, and the results indicate some characteristics of a more reflective student. Although we acknowledge the limitations of the proposal, the proposal as a whole shows that this work has a great potential for interventions in introductory astronomy studies that seek to work beyond the knowledge present in didactic materials, promoting a constant dialogue between astronomical knowledge and everyday life aspects.
Keywords Teaching of Astronomy, Universe, Alternative Conceptions, Paulo Freire, Three Pedagogical Moments.