CESTARI, Thiago Nunes
Uma proposta de ensino de fundamentos de Astronomia e Astrofísica via ensino sob medida
Tramandaí/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2018. 129p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márcio Gabriel dos Santos, Rafael Aislan Amaral).
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Resumo |
Observar o céu é uma atividade que a humanidade realiza desde as primeiras
civilizações. É considerada a primeira ciência feita pelo homem e o berço da Física.
Atualmente, é uma área que possibilita a interação da Física com diversas outras
disciplinas como Matemática, Química e Biologia. Infelizmente, muitas vezes é
esquecida nos currículos do Ensino Médio e nos livros didáticos. Logo, esta
dissertação de mestrado tem como objetivo ensinar fundamentos de Astronomia e
Astrofísica no Ensino Médio a partir de uma sequência didática que resulta em um
produto educacional formulado a partir de um método ativo de ensino. O método
empregado na sequência didática possui o intuito de proporcionar maior envolvimento
dos estudantes no processo de aprendizagem. O método escolhido foi o Ensino sob
Medida (EsM) que proporciona aos estudantes um contato prévio com os conteúdos
e ao professor uma ideia dos conhecimentos prévios dos estudantes. A sequência foi
aplicada em uma turma de primeira série do Ensino Médio de uma escola particular
de Gravataí-RS. A elaboração de todo o material didático, assim como a sua
aplicação, levou em conta os aspectos centrais da Teoria de Aprendizagem
Significativa de David Ausubel. Esse material foi planejado para ser executado em 5
aulas de 50 minutos cada.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Astronomia, Astrofísica, Ensino sob Medida.
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Abstract |
Observing the sky is an activity that the humankind performs since the very first
civilizations. It is considered to be the first science made by men and the cradle of
Physics. Nowadays, it is a field that allows the interaction between physics and many
other disciplines, such as Mathematics, Chemistry, and Biology. Unfortunately, it is
often forgotten in the high school curriculums and in the textbooks. Therefore, this
masters’ thesis aims to teach the fundamentals of Astronomy and Astrophysics in high
school, through a task sequence that results in an educational product made from an
active teaching method. The approach used in the task sequence intent to actively
engage the students in the process of learning. The method chosen was Just-in-Time
Teaching (JiTT); a method that gives the students previous contact with the contents
and gives the teacher an idea of the students’ acquaintance. The task sequence was
done with a first year of high school group, at a private school in Gravataí-RS. Both the
elaboration of the teaching material and its application took into consideration the main
aspects of Ausubel Meaningful Learning Theory. This material was planned for five
classes of fifty minutes each.
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Keywords |
Physics teaching, Astronomy, Astrophysics, Just-in-Time Teaching.
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Nível |
Mestrado
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