Uma proposta de ensino de mecânica no ensino médio contextualizado com a astronomia e a astronáutica

PINTO, Hugo Henrique de Abreu
Rio de Janeiro/RJ, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA, CEFET/RJ, 2012. 189p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Eduardo Silva Duarte).

Resumo Este trabalho tem como objetivo contribuir para uma maior aproximação entre os currículos tradicionalmente aplicados na disciplina de física de nível médio e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em especial em relação à contextualização e à organização de conteúdos em temas estruturadores. Isso é feito através de uma proposta de ensino de mecânica, utilizando como tema estruturador a “astronomia e astronáutica”. Ao longo do trabalho, são apresentados alguns resultados da aplicação da proposta em uma turma de um colégio estadual. Como produto educacional, desenvolvemos uma hipermídia, com os conteúdos trabalhados em aula, que pode servir como material didático a alunos e suporte a professores. A hipermídia se encontra disponível em www.hugo.pro.br/astronomia.htm. A proposta considera a realidade do ensino noturno da rede estadual do Rio de Janeiro, mas ela pode ser aplicada em outros contextos, com as devidas adaptações. Com isso, esperamos que este trabalho contribua para uma releitura curricular por parte de outros professores de física em diferentes contextos escolares.