Uma proposta de sequência didática para implantação de um clube de Astronomia no Ensino Médio

AGUIAR, Jocemar Moura
Ilhéus/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2017. 114p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Leandro de Oliveira Kerber).

Resumo Apresentamos neste trabalho a sequência didática desenvolvida para a implantação de um clube de astronomia para alunos do ensino médio no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, localizado em Jequié/BA. As atividades foram realizadas no ano de todo o calendário escolar de 2015 e contemplam práticas com gnômon, relógio do Sol, calendário de horizonte, construção de luneta, observação da Lua, planetas, estrelas e constelações, visando trabalhar conteúdos como pontos cardeais, estações do ano, fases da Lua, e eclipses lunares e solares. Em todas as práticas a participação dos alunos foi estimulada, inclusive por meio de apresentações. Questões de astronomia presentes no ENEM também foram trabalhadas. Valendo-se de uma abordagem interdisciplinar, as atividades tiveram caráter cognitivo e motivacional para o aprendizado de astronomia e de ciências no ensino médio. Pode-se dizer que a adesão e participação dos alunos do início ao fim atestam a eficiência deste tipo de iniciativa extracurricular.
Palavras-chave ensino de física, clube de astronomia, observação do céu, ensino médio.
Abstract In this work we present a didactic sequence used to implement an astronomical club for high school students in a public school in Bahia/Brazil. These activities were done throughout the 2015 school year and include practices with gnomon, sundial, horizon calendar, building a small refractor telescope, observation of the moon, planets, stars and constellations. The aim behind these practices was teaching subjects such as cardinal points, seasons, moon phases, and lunar and solar eclipses. We stimulated participation of the students in all practices, including oral presentations. Questions from ENEM related to astronomy were discussed and solved. Using an interdisciplinary approach, the activities had a cognitive and motivational character in astronomy learning for high school students. The spontaneous membership and active participation of the students attest the efficiency of this kind of extracurricular initiative.
Keywords teaching in physics, astronomical club, observation of the sky, high school.