MORAES, Leonardo Donizete
Uma proposta de sequencia didática para o ensino de Astronomia na educação básica com o uso do software Astro 3D
Alfenas/MG, Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL, 2016. 151p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Artur Justiniano Roberto Júnior).
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Resumo |
A observação dos corpos e fenômenos celestes desperta a atenção dos seres humanos desde os primórdios da humanidade. Da curiosidade sobre os seus movimentos e comportamentos na esfera celeste surgiram as teorias científicas que buscam as explicações sobre as ocorrências dos fenômenos astronômicos, sobre a existência de outros corpos celestes e sobre a origem do universo. Deste modo, o estudo dos fenômenos celestes contribui para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento. Entretanto, o ensino de Astronomia ainda é incipiente, e deveras ausente na maioria das escolas do país. Dentre as diversas explicações para essa situação está a falta de material didático adequado. Diante dessa realidade, nessa dissertação apresentamos uma sequência didática para o ensino de Astronomia que foi desenvolvida tendo como referência a utilização do software Astro 3D. Esse software, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educacional da UNIFAL-MG, é um simulador dos movimentos dos astros nos referenciais topocêntrico e heliocêntrico. Com ele é possível simular fenômenos astronômicos em escalas de tempo curtas e longas. Para desenvolver esse trabalho o referencial teórico escolhido foi os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Eles foram utilizados durante a aplicação de uma sequência didática, com cinco temas astronômicos, escolhidos de acordo com o catálogo de concepções alternativas de Langhi. Para aplicar a sequência didática o Astro 3D foi utilizado como o principal recurso pedagógico. Esse trabalho foi desenvolvido com 25 alunos de uma turma do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais. Após aplicar a sequência didática os alunos desenvolveram uma atividade na sala de informática e responderam um questionário diagnóstico. A partir da análise qualitativa das respostas dos alunos no questionário e das respostas da atividade na sala de informática, observamos que o Astro 3D, junto com a metodologia acima descrita, é um recurso didático que contribui para a aprendizagem de conceitos astronômicos e também na desconstrução de concepções alternativas a respeito de diversos fenômenos astronômicos.
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Palavras-chave |
Ensino de Astronomia, Sequência didática, Software educacional.
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Abstract |
The observation of the bodies and celestial phenomena arouses the attention of
humans since the prime of humanity. From the curiosity about their movements and
behaviors in the celestial sphere scientific theories has emerged that seek the
explanations for the occurrences of the astronomical phenomena about the existence
of other celestial bodies and the origin of the universe. Thus, the study of celestial
phenomena contributes to the development of various areas of knowledge. However,
the astronomy’s teaching is still incipient, and indeed absent in most schools in the
country. Among the various explanations for this situation is the lack of adequate
didactic materials. Before this reality, in this thesis we present a didactic sequence for
astronomy’s teaching which has been developed with reference to the use of Astro 3D
software. This software, developed in partnership with the Educational Technology
Laboratory of UNIFAL-MG, is a simulator of the movements of the stars in the
topocentric and heliocentric references. It is possible to simulate astronomical
phenomena with short and long time scales. To develop this work the chosen
theoretical referentials was the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti.
They were used during the application of a didactic sequence with five astronomical
themes, chosen according to Langhi’s catalog of alternative conceptions. To apply the
teaching sequence 3D Astro it was used as the main teaching resource. This study
was conducted with 25 students in a 1st year of high school class of a public school in
Minas Gerais. After applying the teaching sequence, the students developed an activity
in the computer laboratory and answered a diagnosis questionnaire. From the
qualitative analysis of the students' answers in the questionnaire and in the activity in
the computer laboratory, we noticed that the Astro 3D, along with the methodology
described above, is a teaching resource that contributes for astronomical concepts’
learning and also the deconstruction of alternative conceptions about various
astronomical phenomena.
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Keywords |
Astronomy’s teaching, Didactic sequence, Educational software.
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Nível |
Mestrado
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Arquivo |
2016_Moraes_D_UNIFAL.pdf
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Documento PDF,
5.86 MB
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