Uma proposta de um ambiente virtual colaborativo para o ensino de astronomia

CASTRO, Marcus Vasconcelos de
Uma proposta de um ambiente virtual colaborativo para o ensino de astronomia
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Ensino de Ciências e Matemática (Profissionalizante), 2006. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Fernando de Araújo Jr.).

Resumo A Astronomia é um tema que pode oferecer uma grande possibilidade de abordagens para envolver o aluno em discussões científicas. Entretanto, há uma grande deficiência no conhecimento do conteúdo de Astronomia, visto que alguns professores apresentam algumas concepções equivocadas mesmo após ter concluído o curso de graduação. Os mesmos parecem utilizar somente métodos de ensino centrados no professor, cabendo aos alunos uma posição passiva, com pouca motivação. Nesse contexto, o aprendizado resume-se a uma reprodução memorizada do conteúdo visto em sala de aula, com pouco ou nenhuma discussão sobre os assuntos estudados. O presente trabalho apresenta o processo de construção de um Ambiente Virtual Colaborativo para o Ensino de Astronomia denominado AstroClass, que deverá ser utilizado pela Escola Municipal de Astronomia (EMA) em suas atividades de complementação cultural e extensão cultural, e pretende aumentar a motivação do estudante utilizando-se de concepções construtivistas e interacionistas. AstroClass foi construído com base na análise de ferramentas atualmente utilizadas no ensino mediado por computador. Tais ferramentas são categorizadas de acordo com os processos de autoria por elas suportados, classificados como: autoria estática, dinâmica e híbrida. Objetiva-se, com isso, a melhoria do processo ensino-aprendizagem, através de um ambiente que seja capaz de suportar atividades educacionais baseadas em uma visão construtivista do ensino, com recursos educacionais que promovam os processos de interpretação de conteúdos, incentivando a busca do conhecimento e contribuindo para uma auto-formação crítica que deverá ser compartilhada e discutida. Nesta pesquisa foram realizados dois estudos de caso: inicialmente um estudo de caso com um grupo de professores utilizando um instrumento avaliativo, analisando-se os aspectos relevantes de qualidade, usabilidade e eficiência do ensino/aprendizagem do projeto. O segundo estudo foi realizado com alunos de 5º série que além de verificar os aspectos utilizados no estudo com o grupo de professores, avaliou-se o conhecimento construído após o contato com o ambiente, através de questionários aplicados antes e depois dos alunos utilizarem o ambiente. Os resultados comprovam a possibilidade da utilização do AstroClass como auxílio a uma melhor compreensão de conhecimentos relacionados a Astronomia, influenciando positivamente a motivação do alunos.