Uma proposta para a inserção de tópicos de astronomia indígena brasileira no ensino médio: desafios e possibilidades

ARAÚJO, Diones Charles Costa de
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2014. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria de Fátima da Silva Verdeaux e Walmir Thomazi Cardoso).

Resumo A necessidade da inserção da Astronomia no Ensino Médio demonstra o hiato existente para a construção de um estudante crítico e pleno, preparado para interagir de forma complexa na Sociedade. Fica evidente que a contribuição dessa ciência associada aos demais conhecimentos propostos pelo currículo escolar, possibilita ao professor fundamentar a compreensão das mais diversas realidades culturais apresentadas aos estudantes. Estamos assim, falando de uma ampliação do que vem a ser o currículo básico de Física contando, sobretudo, com as contribuições que podem se originar em outras disciplinas. Trabalhos multidisciplinares podem ser desenvolvidos a partir de metodologias adequadas ao tratamento da Física no contexto aludido por nós nessa ideia introdutória do tema. Apesar de a Astronomia ser uma das mais antigas ciências e de ter contribuído com o desenvolvimento humano e tecnológico, raramente seus conceitos são ensinados em um ambiente escolar embora os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+ EM) apontem a importância de sua inclusão. A presente pesquisa apresenta uma sugestão acerca da inserção de tópicos de Astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio e tem como intuito promover a popularização dessa cultura astronômica no ambiente escolar. O desenvolvimento desta pesquisa foi feito a partir da Etnoastronomia e como proposta deseja-se estudar, por meio de uma pedagogia dialógica de Paulo Freire, o céu com o olhar da cultura indígena e não somente aquele conteúdo ligado à tradição greco-romana. Em sua execução propomos aulas expositivas e práticas direcionadas aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio e sua aplicação foi feita em uma escola da rede particular de ensino do Distrito Federal. Por considerar ainda a escassez de materiais publicados e disponíveis sobre o tema, o objetivo deste trabalho também é fornecer um material didático instrucional com a finalidade de contribuir com a prática do professor. O texto disponível serve de apoio reflexivo e as sugestões de atividades foram desenvolvidas para serem praticadas com os estudantes, permitindo assim a efetividade no desenvolvimento da proposta. Pretendemos que esta experiência, além de propor o ensino da Astronomia juntamente com a Física, tenha tornado possível a interação com a cultura astronômica indígena, contribuindo de certa maneira para a formação social e cultural de professores e estudantes que venham a se servir desse material de apoio.
Arquivo PDF document 2014_ARAUJO_D_UNB.pdf — Documento PDF, 4.26 MB