PLAUSKA, Geraldo Claret
Uma sequência didática para o ensino de tópicos de Astronomia para o curso normal
Volta Redonda/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2016. 196p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Augusto Oliveira Huguenin).
|
Resumo |
O ensino da Física no curso de formação de professores na modalidade normal, vem
sendo analisado e considerado deficiente por renomados educadores e até pelos
próprios docentes que atuam nesses cursos. Para muitos, ensina-se Física no Curso
Normal sem a revestir de uma metodologia diferenciada que venha facilitar a futura
transposição didática para os alunos das primeiras séries da Educação Básica. O
presente trabalho é dirigido a auxiliar os estudantes normalistas, com uma proposta
de ensino de alguns tópicos de astronomia utilizando Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC’s), e com foco na participação ativa dos alunos, pretendendo-se
que a metodologia proposta possa ser utilizada num futuro exercício da docência.
Priorizou-se tópicos segundo a necessidade de adequação do conteúdo da matéria
disposta no currículo mínimo para os normalistas à grade curricular do primeiro ciclo
do ensino fundamental da educação do município de Volta Redonda. Na proposta, a
atividade dos alunos em cada aula consta essencialmente de observação e registro,
em forma de descrição (resumo), dos conteúdos exibidos e/ou explicados em vídeos,
em aplicativos de simulação e em imagens (figuras), encadeados em uma sequência
didática estabelecida. Para orientar os alunos, são feitas questões pertinentes que
servem de base para a descrição e que também objetivam a organização dos
conceitos aprimorando e/ou criando subsunçores, conforme a Teoria de
Aprendizagem de Ausubel.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Curso Normal, Proposta Didática, Tópicos de Astronomia
|
Abstract |
The Physics teaching in the Teacher-Training College in the normal mode, has been
analyzed and considered deficient by renowned educators and even by teachers
themselves who work in these courses. For many, it is taught Physics at teacher-
training Course without covered of a different methodology that will facilitate the future
implementation teaching for students of the first grades of basic education. This work
is intended to assist students for teaching, with an educational proposal of some
astronomical topics using Information and Communication Technologies (ICTs) and
with the focus on active participation of students, intending that the proposed
methodology can be used in a future exercise of teaching. It was prioritized topics
second to the need to adapt the matter content prepared in the minimum curriculum
for teacher-training to the curriculum of the first cycle of basic education of the Volta
Redonda city education. In the proposal, the students; activity in each class consists
essentially of observation and recording, in the form of description, the content
displayed and/or explained in videos, in simulation applications and images (pictures),
chained in an established didactic sequence. To guide students in the topic description,
are asked relevant questions that serve as the basis for the description and which also
aim the organization of concepts improving and/or creating subsumers, according to
Ausubel’s Learning Theory.
|
Keywords |
Physics Teaching, Teacher-training college, Didactic Proposal, Astronomy Topics
|
Nível |
Mestrado
|