Universo, Terra e Vida: orientando o professor no trabalho com alunos surdos

MENEZES, Daniel Pimenta de
Universo, Terra e Vida: orientando o professor no trabalho com alunos surdos
Rio de Janeiro/RJ, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. CELSO SUCKOW DA FONSECA, CEFET - RJ, 2010. 70p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso).

Resumo Esta dissertação objetiva fornecer ao professor orientações no trabalho com alunos surdos do ensino médio, facilitando a inclusão dos mesmos no meio científico e ajudando-os na construção de conhecimentos na área da Física partindo dos conceitos de museu de ciências, surdez e o desenvolvimento de um curso sobre a Terra, o Universo e Vida, especialmente para alunos surdos. Este curso foi elaborado fazendo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como forma mais adequada para a educação de surdos, e com isso procurou-se explorar experiências visuais através de recursos multimídia presentes na escola e pela visitação do Planetário da Gávea. Ao longo desta dissertação, foram apresentadas as etapas do trabalho realizado com uma classe heterogênea de alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos, de forma a trazer uma significativa contribuição para o ensino de surdos.