Uso de episódios da história da ciência em aulas de Física no PROEJA

MACHADO, Cassiana Barreto Hygino
Uso de episódios da história da ciência em aulas de Física no PROEJA
Campos dos Goytacazes/RJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, 2011. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marilia Paixão Linhares).

Resumo A presente pesquisa tem por objetivo investigar a prática de utilização da história da ciência em aulas de física. Nos últimos anos, tem se verificado o importante papel desempenhado pela inserção da história da ciência, como um recurso pedagógico, na educação científica. Adotando a orientação da literatura da área, elaboramos uma proposta didática utilizando episódios da história da ciência do Brasil, em aulas de física para uma turma da Educação de Jovens e Adultos do curso técnico de eletrônica integrado ao Ensino Médio. Nosso principal objetivo foi favorecer a aprendizagem de conceitos científicos e incentivar a reflexão sobre aspectos relacionados ao processo de construção do conhecimento científico. A proposta didática planejada adotou como estratégia de ensino os Estudos de Caso aliados aos episódios da história da ciência, desenvolvidos em um ambiente virtual de aprendizagem. Foram trabalhados dois Estudos de Caso históricos, durante um semestre letivo. O primeiro tratou do episódio da expedição do francês Pierre Couplet, que chegou à Paraíba em 1698, a fim de, realizar medições sobre a aceleração gravitacional neste ponto da Terra, utilizando um relógio de pêndulo, e teve suas medições citadas por Newton em uma nova edição seu livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, publicado em 1713. Este episódio foi relacionado ao conteúdo de física ondulatória. O segundo Estudo de Caso apresentou o episódio do jesuíta astrônomo, Valentim Stansel, que realizou observações de cometas no Brasil no século XVII, e também teve seu relato citado por Newton em sua principal obra, publicada em 1687. Este episódio foi relacionado ao conteúdo de óptica geométrica. Os referenciais da pesquisa-ação guiaram o desenvolvimento metodológico do trabalho. Os Estudos de Caso correspondem aos ciclos reflexivos, com as etapas de identificação de problemas, levantamento de hipóteses, planejamento de ações, execução e avaliação. Os dados obtidos durante a experiência foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que a prática desenvolvida proporcionou maior compreensão dos conceitos científicos estudados, permitiu que os alunos pudessem refletir sobre a natureza da ciência, além de favorecer o enriquecimento cultural dos alunos ao tratar de temas importantes da história da ciência que ocorreu no Brasil. Assim sendo, diante dos resultados obtidos consideramos que a estratégia de Estudos de Caso, aliada aos episódios da história da ciência, se revelou promissora, indicando a possibilidade de sua aplicação por outros professores, em outros contextos.