Uso de telescópios remotos no ensino da astronomia: da interface na web à aplicação no estudo do catálogo Messier e da lua

FILHO, Alberto Alves Amorim
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 181p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eduardo Brescansin de Amôres; Vera Aparecida Fernandes Martin.).

Resumo O presente trabalho aborda o uso de telescópios remotos e robóticos como atividade escolar. No seu desenvolvimento busca amparo nas experiências consolidadas dos Telescópios na Escola no Brasil e do MicroObservatory nos Estados Unidos da América. Para subsidiar a difusão da tecnologia de observação remota, na educação brasileira, recomenda o estudo do Catálogo Messier e da Lua. A investigação contou com a participação de onze estudantes do Ensino Médio do projeto denominado AstroEngenharia do Colégio Estadual Teotônio Vilela. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa e quantitativa. Como referencial de aprendizagem foram utilizados os postulados de Leon Vygotsky por enfatizar o papel da escola na formação dos conceitos científicos e na atuação do professor na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Os produtos elaborados consistem em tutoriais, formulários e planilhas, assim como em atividades com imagens em falsa cor, o cálculo do diâmetro das crateras lunares e a criação do banco de imagens.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Telescópios remotos e robóticos, Atividades, Tutoriais.