PEREIRA, Rhafael Roger
Uso de uma oficina de relógio de sol como ferramenta didática no ensino de Física e Astronomia
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2016. 83p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antonio Carlos S. Miranda, Alexandro Cardoso Tenório).
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Resumo |
Neste trabalho analisaram-se inicialmente os documentos legais como a
LDB e PCN para justificar a importância do tema trabalhado.
O uso de aparatos experimentais nas atividades educacionais possui um
importante papel no processo de ensino-aprendizagem de fenômenos físicos e
na compreensão de mecanismos fenomenológico que ocorrem na natureza.
O objetivo do presente trabalho foi proporcionar aos estudantes a
oportunidade de construir um relógio de sol, do tipo indígena, que os ajudem a
compreender melhor alguns fenômenos e conceitos astronômicos tais como, as
leis do movimento planetário, a localização de pontos na Terra e na esfera
celeste, e algumas efemérides como solstício, equinócio e as estações do ano,
além de permitir uma melhor compreensão dos aspectos históricos
relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico de aparatos de
localização e datação.
Dedicou-se um capítulo desta dissertação para explicar a ciência do
Relógio de Sol, desde os aspectos históricos, com destaque para o Relógio
Indígena, até à ciência moderna do GPS, passando pela física do sol, pelas leis
do movimento planetário de Kepler, pelas coordenadas geográficas e por todos
os conceitos e efemérides inerentes ao estudo e compreensão da construção,
funcionamento e aplicabilidade do Relógio de Sol.
Em seguida, em nossas bases teóricas, foi feita uma compilação do
artigo Crise no Ensino de Ciências, de Gerard Fourez, com a análise dos
atores envolvidos à referida crise e das controvérsias ligadas a ela.
Na metodologia foi descrita a sequência didática da construção de um
relógio de sol, do tipo indígena, por alguns estudantes do ensino médio. Nos resultados e discussões foi apresentado e analisado o percentual
das respostas dadas pelos estudantes a um questionário sobre conteúdos
concernentes ao tema pesquisado. Foi analisada também a influência que a
intervenção didática teve sobre estes percentuais, dando assim subsídios para
as nossas considerações finais.
Como resultado final, este trabalho apresenta um produto composto de
duas partes: número um, uma cartilha, que auxiliará os alunos a construírem a
oficina de relógio de sol, e número dois, um CD com alguns slides, que
auxiliará o professor na exposição do conteúdo e na orientação dos
estudantes. Produto este que certamente contribuirá com a melhoria do ensino
de Física e Astronomia no Brasil.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Astronomia, Oficina de Relógio de Sol.
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Abstract |
In this paper, we analyzed initially legal documents as the LDB (Law of
Directives and Basis for National Education) and PCN (National Curricular
Parameters) to justify the importance of working theme.
The use of experimental devices in educational activities has an
important role in the teaching- learning process of physical phenomena and
understanding of phenomenological mechanisms that occur in nature.
The objective of this study was to provide students the opportunity to
build a sundial, an indigenous type, to help them understand better some
phenomena and astronomical concepts such as the laws of planetary motion,
the location of points on Earth and sphere heavenly, and some ephemeris as
solstice, equinox and the seasons, besides allowinga better understanding of
the historical aspects related to scientific and technological development of
devices of location anddating.
He devoted a chapter of this dissertation to explain the science of
Sundial from the historical aspects, especially the Indigenous Clock to the
modern science of GPS, through sun physics, the Kepler ́s laws of planetary
motion and also by geographic coordinates, and all the concepts and ephemeris
inherent to the study and understanding of the construction operation and
applicability of the Sundial.
After that, in our theoretical basis, we made a compilation of the article
called Crisis in Science Education by Gerard Fourez, with the analysis of the
actors involved in the crisis and the controversies linked to it.
In the methodology was described the didactics sequence in the
construction of an Indian type sundial by some high school students.In the results and discussions about the subject, it was presented and
analyzed the percentage of answers given by the students to a questionnaire
about contents concerning the topic searched. It was also analyzed the
influence of didactic intervention over these percentages, thus giving subsidies
to our final considerations.
As a final result, this work presents a two-part product: number one, a
primer that will help students build a sundial workshop, and number two, a CD
with some slides, which will help the teacher in exposure content and
orientation of students. A product, which will certainly contribute to improving
the teaching of Physics and Astronomy in Brazil.
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Keywords |
Teaching of Physics , Astronomy , Sundial Workshop.
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Nível |
Mestrado
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