STIZ, Aline Mariana
Utilização de jogos educativos como recurso no processo de ensino de Ciências abordando tópicos de Astrofísica
Ji-Paraná/RO, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, 2017. 116p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ricardo de Sousa Costa).
|
Resumo |
Após análises de resultados de pesquisas realizadas anteriormente, viu-se a importância da
utilização de jogos como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de alunos do
ensino médio, em especial, o último ano. Com isso, tornou-se necessário este trabalho pela
necessidade de incorporar o lúdico na prática docente, explorando todos seus benefícios para
auxiliar no processo ensino-aprendizagem, onde houve a elaboração de jogos educativos, na
intenção de auxiliar professores, considerando o lúdico como uma estratégia para ser usada
como estímulo na construção do conhecimento humano e no desenvolvimento de diferentes
habilidades operatórias. Foram confeccionados três tipos de jogos lúdicos (Tabuleiro, Dominó
e Memória) abordando conceitos de astronomia e astrofísica, para que os professores possam
utilizar, tornando assim as aulas mais atrativas, afinal, aprender com prazer torna o resultado
melhor, contando com o benefício da interdisciplinaridade dos conteúdos. Como resultado, a
socialização de ideias e informações, além da interação entre os alunos, foi incessantemente
verificada na execução desta pesquisa. Dessa forma, ao propor atividades diversificadas aos
alunos, pôde-se contemplar o aprazimento das turmas ao observar quando foram questionados
sobre a importância de usar jogos para aprender física, e também o desejo que outros
professores utilizassem jogos em suas respectivas disciplinas. Neste sentido, informações e
orientações sobre o produto educacional elaborado neste trabalho, serão disponibilizadas
numa pasta intitulada “UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO RECURSO NO
PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS ABORDANDO TÓPICOS DE ASTROFÍSICA”
para acesso de todos os interessados, através do seguinte link
(https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B5OWvDXk9LjYdU5NVXR3VU1va1U).
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Jogos educativos, Aprendizagem significativa, Astrofísica.
|
Abstract |
After analyzing results of previous researches, it was observed the importance of the use of
games as a didactic resource in the teaching process of high school students, especially the
last year. Therefore, this work was necessary for the need to incorporate play into teaching
practice, exploiting all its benefits to assist in the teaching-learning process, where
educational games were elaborated, with the intention of assisting teachers, considering the
play as a strategy to be used as a stimulus in the construction of human knowledge and in the
development of different operative skills. Three types of play games (Tabuleiro, Domino and
Memória) were made, approaching concepts of astronomy and astrophysics, so that the
teachers can use them, thus making the classes more attractive, after all, learning with
pleasure makes the result better, relying on the benefit of interdisciplinarity of contents. As a
result, the socialization of ideas and information, in addition to the interaction among the
students, was incessantly verified in the execution of this research. Thus, when proposing
diversified activities to students, it was possible to contemplate the pleasure of classes when
observing when asked about the importance of using games to learn physics, and also the
desire that other teachers use games in their respective disciplines. In this sense, information
and guidelines on the educational product elaborated in this work will be made available in a
folder entitled "USE OF EDUCATIONAL GAMES AS A RESOURCE IN THE SCIENCE
TEACHING PROCESS ADDRESSING ASTROPHYSICS TOPICS" for access by all
interested parties, through the following link
(https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B5OWvDXk9LjYdU5NVXR3VU1va1U).
|
Keywords |
Teaching Physics, Educational games, Meaningful learning, Astrophysics.
|
Nível |
Mestrado
|