Utilização de jogos educativos como recurso no processo de ensino de Ciências abordando tópicos de Astrofísica

STIZ, Aline Mariana
Ji-Paraná/RO, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, 2017. 116p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ricardo de Sousa Costa).

Resumo Após análises de resultados de pesquisas realizadas anteriormente, viu-se a importância da utilização de jogos como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de alunos do ensino médio, em especial, o último ano. Com isso, tornou-se necessário este trabalho pela necessidade de incorporar o lúdico na prática docente, explorando todos seus benefícios para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, onde houve a elaboração de jogos educativos, na intenção de auxiliar professores, considerando o lúdico como uma estratégia para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e no desenvolvimento de diferentes habilidades operatórias. Foram confeccionados três tipos de jogos lúdicos (Tabuleiro, Dominó e Memória) abordando conceitos de astronomia e astrofísica, para que os professores possam utilizar, tornando assim as aulas mais atrativas, afinal, aprender com prazer torna o resultado melhor, contando com o benefício da interdisciplinaridade dos conteúdos. Como resultado, a socialização de ideias e informações, além da interação entre os alunos, foi incessantemente verificada na execução desta pesquisa. Dessa forma, ao propor atividades diversificadas aos alunos, pôde-se contemplar o aprazimento das turmas ao observar quando foram questionados sobre a importância de usar jogos para aprender física, e também o desejo que outros professores utilizassem jogos em suas respectivas disciplinas. Neste sentido, informações e orientações sobre o produto educacional elaborado neste trabalho, serão disponibilizadas numa pasta intitulada “UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS ABORDANDO TÓPICOS DE ASTROFÍSICA” para acesso de todos os interessados, através do seguinte link (https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B5OWvDXk9LjYdU5NVXR3VU1va1U).
Palavras-chave Ensino de Física, Jogos educativos, Aprendizagem significativa, Astrofísica.
Abstract After analyzing results of previous researches, it was observed the importance of the use of games as a didactic resource in the teaching process of high school students, especially the last year. Therefore, this work was necessary for the need to incorporate play into teaching practice, exploiting all its benefits to assist in the teaching-learning process, where educational games were elaborated, with the intention of assisting teachers, considering the play as a strategy to be used as a stimulus in the construction of human knowledge and in the development of different operative skills. Three types of play games (Tabuleiro, Domino and Memória) were made, approaching concepts of astronomy and astrophysics, so that the teachers can use them, thus making the classes more attractive, after all, learning with pleasure makes the result better, relying on the benefit of interdisciplinarity of contents. As a result, the socialization of ideas and information, in addition to the interaction among the students, was incessantly verified in the execution of this research. Thus, when proposing diversified activities to students, it was possible to contemplate the pleasure of classes when observing when asked about the importance of using games to learn physics, and also the desire that other teachers use games in their respective disciplines. In this sense, information and guidelines on the educational product elaborated in this work will be made available in a folder entitled "USE OF EDUCATIONAL GAMES AS A RESOURCE IN THE SCIENCE TEACHING PROCESS ADDRESSING ASTROPHYSICS TOPICS" for access by all interested parties, through the following link (https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B5OWvDXk9LjYdU5NVXR3VU1va1U).
Keywords Teaching Physics, Educational games, Meaningful learning, Astrophysics.