SANTOS, Maria Adélia Icó dos
Utilização de Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional: um exemplo em alguns conceitos na Astronomia
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo César da Rocha Poppe, Vera Aparecida Fernandes Martin).
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Resumo |
Nos tempos atuais, a informática vem tentando, a cada dia, tornar realidade o que em alguns
anos atrás era considerada uma ficção. Dessa forma, técnicos e pesquisadores têm
desenvolvido estudos a fim de possibilitar a expansão e o seu barateamento, tornando-a cada
vez mais acessível e, consequentemente, popular. Hoje percebemos os computadores
submergindo os diversos segmentos da sociedade; lares e ambientes de trabalho são cada vez
mais invadidos por esses ciberespaços. A tecnologia surpreende com novos equipamentos e
softwares que há algum tempo eram utilizados de forma separada. Porém, com a expansão e o
crescimento que vem acontecendo no mundo, à tecnologia caminha na direção da
convergência, integração e equipamentos multifuncionais. Como a informática se adaptou aos
diferentes setores da sociedade, é totalmente compreensível e comum aceitar que a escola
também faça parte do mundo globalizado e digital. A Realidade Aumentada é a tecnologia de
introduzir objetos virtuais com as cenas reais. Dessa forma, Realidade Virtual e Realidade
Aumentada podem ser consideradas como duas áreas diretamente ligadas com as novas
gerações de interface do usuário, facilitando e potencializando as interações do usuário com
as aplicações computacionais. A utilização da Realidade Aumentada na produção de
conteúdos educativos contribui, notadamente, para facilitar a aprendizagem visto que torna
uma explicação mais atrativa e dinâmica em relação às formas tradicionais de ensino. Apesar
de a Realidade Aumentada ser utilizada largamente em diversos campos e áreas do
conhecimento, principalmente como forma de passeios virtuais que dispõem de objetos
tridimensionais, vem surgindo uma nova geração de interface, na medida em que, usando
representações tridimensionais mais próximas da realidade do usuário, permite romper a
barreira da tela, além de possibilitar interações mais naturais. A Astronomia é a ciência
responsável pelo estudo do Universo, de como é constituído e também da formação dos astros
e suas relações. É a área da ciência que busca se preocupar com a forma, à distância, a
grandeza, além da organização, origem, evolução, e ainda, composição e movimento de todos
os corpos celestes. O seu estudo, particularmente sobre os planetas e as constelações, é
instigante para muitos discentes, porém apresenta dificuldades por envolver a identificação e
suas posições relativas, que se alteram constantemente, ao longo do ano. Dessa forma, o
objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo (JMA – Jogo de Memória em
Astronomia) utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada, voltado para os alunos do
primeiro ciclo das séries iniciais do Ensino Fundamental, aplicando-o e analisando o uso
dessa ferramenta; criando uma situação diferenciada em relação ao processo educacional
tradicional e enfatizando o trabalho colaborativo.
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Palavras-chave |
Realidade Aumentada, Astronomia, Educação.
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Abstract |
In current times, the computer has been trying to, every day, make the reality that in a few
years ago was considered a fiction. In this way, technicians and researchers have conducted
studies in order to make it possible to expand and its cheapening, making them increasingly
accessible and, consequently, popular. Today we have computers by submerging the various
segments of society; homes and work environments are increasingly invaded by these
cyberspace. The technology surprises with new equipment and software that some time ago
were used separately. However, with the expansion and the growth that is happening in the
world, the technology is moving in the direction of convergence, integration and
multifunctional devices. As the computer is adapted to the different sectors of society, is
entirely understandable and common accept that the school also make part of the globalized
world and digital. Augmented Reality is a technology to introduce virtual objects with the real
scenes. In this way, Virtual Reality and Augmented Reality can be considered as two areas
directly connected with the new generations of the user interface, facilitating and enhancing
the user's interactions with the computational applications. The use of Augmented Reality in
the production of educational content contributes, notably, to facilitate learning because it
makes an explanation more attractive and dynamic in relation to traditional forms of
education. In spite of the Augmented Reality be used widely in various fields and areas of
knowledge, mainly as a form of virtual tours that feature three-dimensional objects, has
emerged a new generation of interface, to the extent that, using dimensional representations
closer to the reality on the user, allows to break the barrier of the screen; in addition to
interactions more natural. Astronomy is the science responsible for the study of the Universe,
as it is constituted, and also for the formation of stars and their relations. Is the area of science
that seeks to worry about the form, the distance, the greatness, in addition to the organization,
origin, evolution, and still, composition and movement of all celestial bodies. Your study,
particularly on the planets and the constellations, it is challenging for many students,
however, it presents difficulties involve the identification and their relative positions that
change constantly, throughout the year. Thus, the objective of this work is to develop an
application (JMA - Memory Game in Astronomy) using the technology of Augmented
Reality, facing the students of the first cycle of the initial series of Basic Education, applying
it and analyzing the use of this tool; creating a differentiated situation in relation to process
traditional educational and emphasizing the collaborative work.
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Keywords |
Augmented Reality , Astronomy , Education
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Nível |
Mestrado
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