MOURA, Frederico Pereira
Utilização de um livro paradidático no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Física
Mossoró/RN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, 2017. 66p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexsandro Pereira Lima).
|
Resumo |
A leitura tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, afinal ajuda
o aprendiz a desenvolver a capacidade de imaginação, interpretação dos textos,
ampliação do campo de estudos, entre outros. Neste trabalho, buscou-se incentivar
os jovens de uma turma de terceira série do ensino médio a mergulhar na leitura do
livro Da Terra à Lua & Ao Redor da Lua, de Júlio Verne e a partir desta leitura
discutir conceitos de Física, tais como unidades de medida, viagens espaciais,
gravidade, velocidade de escape, telescópios, lançamento de foguetes e alguns
temas interdisciplinares envolvendo História, Geografia, Química e Astronomia. A
literatura de Verne é riquíssima em aventuras, ficção científica e até mesmo
equipamentos que só seriam criados posteriormente, o que faz com que apareça no
livro alguns elementos curiosos, como a semelhança entre a história de Da Terra à
Lua com as missões espaciais desenvolvidas quase cem anos após o livro ter sido
escrito. Este trabalho foi desenvolvido em 8 aulas, começando com um
levantamento de alguns conhecimentos prévios dos estudantes e outra para
apresentar o livro e fazer uma introdução ao ponto central da história: as viagens
espaciais. Em seguida mais cinco aulas abordando temas interdisciplinares e
conceitos de Física.
|
Palavras-chave |
Ensino de física, conceitos de física, ficção científica, Júlio Verne.
|
Abstract |
Reading plays a fundamental role in the teaching and learning process, after all it
helps the learner to develop the imagination, interpretation of texts, extension of the
field of study, among others. In this work, we sought to encourage the youngsters of
a high school class to delve into the reading of the book From the Earth to the Moon
& Around the Moon, by Jules Verne and from this reading discuss concepts of
physics such as units Space travel, gravity, escape velocity, telescopes, rocket
launch and some interdisciplinary themes involving History, Geography, Chemistry
and Astronomy. Verne's literature is rich in adventures, science fiction and even
equipment that would only be created later, which makes appear in the book some
curious elements, such as the similarity between the story of Earth to the Moon with
the space missions developed almost hundred years after the book was written. This
work was developed in 8 classes, beginning with a survey of some previous
knowledge of the students and another to present the book and make an introduction
to the central point of history: space travel. Then five more classes addressing
interdisciplinary topics and concepts of physics.
|
Keywords |
Teaching physics, concepts of physics, science fiction, Jules Verne.
|
Nível |
Mestrado
|