Utilização de um livro paradidático no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Física

MOURA, Frederico Pereira
Mossoró/RN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, 2017. 66p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexsandro Pereira Lima).

Resumo A leitura tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, afinal ajuda o aprendiz a desenvolver a capacidade de imaginação, interpretação dos textos, ampliação do campo de estudos, entre outros. Neste trabalho, buscou-se incentivar os jovens de uma turma de terceira série do ensino médio a mergulhar na leitura do livro Da Terra à Lua & Ao Redor da Lua, de Júlio Verne e a partir desta leitura discutir conceitos de Física, tais como unidades de medida, viagens espaciais, gravidade, velocidade de escape, telescópios, lançamento de foguetes e alguns temas interdisciplinares envolvendo História, Geografia, Química e Astronomia. A literatura de Verne é riquíssima em aventuras, ficção científica e até mesmo equipamentos que só seriam criados posteriormente, o que faz com que apareça no livro alguns elementos curiosos, como a semelhança entre a história de Da Terra à Lua com as missões espaciais desenvolvidas quase cem anos após o livro ter sido escrito. Este trabalho foi desenvolvido em 8 aulas, começando com um levantamento de alguns conhecimentos prévios dos estudantes e outra para apresentar o livro e fazer uma introdução ao ponto central da história: as viagens espaciais. Em seguida mais cinco aulas abordando temas interdisciplinares e conceitos de Física.
Palavras-chave Ensino de física, conceitos de física, ficção científica, Júlio Verne.
Abstract Reading plays a fundamental role in the teaching and learning process, after all it helps the learner to develop the imagination, interpretation of texts, extension of the field of study, among others. In this work, we sought to encourage the youngsters of a high school class to delve into the reading of the book From the Earth to the Moon & Around the Moon, by Jules Verne and from this reading discuss concepts of physics such as units Space travel, gravity, escape velocity, telescopes, rocket launch and some interdisciplinary themes involving History, Geography, Chemistry and Astronomy. Verne's literature is rich in adventures, science fiction and even equipment that would only be created later, which makes appear in the book some curious elements, such as the similarity between the story of Earth to the Moon with the space missions developed almost hundred years after the book was written. This work was developed in 8 classes, beginning with a survey of some previous knowledge of the students and another to present the book and make an introduction to the central point of history: space travel. Then five more classes addressing interdisciplinary topics and concepts of physics.
Keywords Teaching physics, concepts of physics, science fiction, Jules Verne.