Utilizando as Ciências Espaciais e a Astronáutica na construção de atividades práticas em ensino de Física

MACHADO, João Felisardo
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2006. 88p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gilvan Luiz Borba).

Resumo Neste trabalho refletimos sobre a utilização das novas tecnologias provenientes das pesquisas das Ciências Espaciais e da Astronáutica no processo educativo, incorporando técnicas e conceitos da Física Espacial que podem levar à resposta de alguns problemas que há muito insistem em povoar a mente de professores e alunos quanto ao entendimento desses conceitos no nível Médio. Com ele pretendemos levar mais uma contribuição à prática de ensino nas aulas de Física, especialmente da Mecânica Clássica, permeando-se, porém, vários conceitos introdutórios da Física Moderna, haja vista que o tema gerador é instigante, de grande interesse por parte de mestres e aprendizes, envolvendo tecnologia de ponta, cujos componentes de fabricação passam por processos que possibilitam a contextualização desses conceitos.