Utilizando luas do Sistema Solar para associar o movimento circular uniforme e o movimento harmônico simples através do método instrução pelos colegas

SALAZART, Ana Cláudia Wrasse
Bagé/RS, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, 2016. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Guilherme Frederico Marranghello).

Resumo Neste trabalho foi realizado um estudo sobre as luas de Júpiter e seus movimentos. Para abordar este tema em sala de aula, descrevemos inicialmente o movimento circular uniforme e o movimento harmônico simples. Posteriormente, reunimos estes conteúdos ao movimento das luas de Júpiter, sendo que o movimento harmônico descreve o vai e vem das luas, quando observadas a partir da Terra e sua associação ao movimento de órbita ao redor do planeta, como sendo um movimento circular. A atividade foi pensada e aplicada para alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Bagé. Utilizamos o método Instrução pelos Colegas, para tornarmos o ensino mais significativo, e para o professor ter um rápido retorno, fizemos uso dos clickers. Esta metodologia tem suporte teórico nas Teorias histórico- cultural de Vygotsky e da Teoria da aprendizagem verbal significativa de David P. Ausubel. Os resultados foram obtidos através da análise das respostas dos alunos ao utilizarem os clickers e da atividade final, quando avaliamos a capacidade dos alunos em compreender que o movimento harmônico das luas, visto da Terra, consiste em uma componente do movimento de órbita das luas ao redor do planeta.
Palavras-chave Movimento Circular Uniforme, Movimento Harmônico Simples, Instrução pelos Colegas.