Valorização dos Saberes Astronômicos de uma Aldeia Indígena Terena no Estado de São Paulo

ORTIZ, Marisa Serrano
Valorização dos Saberes Astronômicos de uma Aldeia Indígena Terena no Estado de São Paulo
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2014. 101p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: João José Caluzi).

Resumo Atualmente, com o processo de aculturação e a crescente urbanização da população indígena no país, visto que há muitos vivendo fora dos aldeamentos, ou em aldeamentos muito próximos aos centros urbanos, evidencia-se a legítima preocupação com a preservação da identidade cultural destes povos. Assim, a Educação para a Ciência configura-se como um dos aspectos mais relevantes para intervir nesse processo. No cenário em pauta, esta pesquisa objetiva a reaproximação de uma comunidade indígena terena com o conhecimento da astronomia, cuja perspectiva consiste em favorecer e valorizar os saberes e a visão do céu por meio da mediação da pesquisadora, que registrou essa experiência, elaborando um caderno instrucional com participação da comunidade envolvida. Na hipótese de fazer emergir conhecimentos e apreender conceitos, relacionando-os ao universo de expectativas e ao uso no cotidiano, construiu-se um marcador de tempo do sol, como também se desenvolveram atividades diversificadas de observação do céu. A metodologia qualitativa empregada pautou-se por embasamentos teóricos de autores das áreas de Educação, Cultura e Astronomia Indígena. Espera-se com esse estudo, que o ensino da astronomia indígena tenha como função contribuir para a reflexão e posteriores aplicações de situações de ensino/aprendizagem que possam reafirmar as identidades étnicas, valorizando as línguas e a ciência, como também garantindo à comunidade o acesso às informações e aos conhecimentos astronômicos necessários com o entendimento de que essas aquisições tornem-se apropriações condizentes com os valores indígenas. Somente com o respeito a esses grupos étnicos diferenciados, a preservação de seus costumes, crenças e direitos será possível.
Palavras-chave Física, Astronomia, Educação, Cultura.