Variáveis cefeidas e a contribuição feminina na ciência: recursos para o ensino de oscilações, ondas e ópticas

SANTOS, Edigenia Ferreira
São Cristovão/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2016. 84p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sergio Scarano Júnior).

Resumo Sendo a ciência de uma forma geral repleta de exemplos associados a quebra de paradigmas, e em especial no que diz respeito à independência do gênero para produção do conhecimento, propomos nesse trabalho realçar contribuições científicas femininas e desenvolver uma sequência didática com produtos baseados em observações de variáveis Cefeídas. Utilizaremos como pano de fundo o método de análise de curvas de luz contextualizado com os procedimentos utilizados originalmente por Henrietta Leavitt no século XX, mas com procedimentos modernizados. Como produto de nossa investigação desenvolveremos materiais e sequencias didáticas que explorem os conceitos sobre oscilações, ondas e óptica estudados no ensino médio, podendo ser também aplicado no último ano do Ensino Fundamental. Os materiais podem ser usados de forma independente, a exemplo da caixa simuladora de campo estelar, que funciona recurso prático para simularmos as observações do céu em situações em que não teríamos como promover observações com os alunos. Da planilha eletrônica interativa que ilustrou especialmente os conceitos de período e frequência necessários para compreensão do diagrama Período-Luminosidade com a qual Leavitt revolucionou a Astrofísica. Para auxiliar os professores produzimos diversos vídeos tutoriais que ajuda na reprodução de nossa atividade ou para o desenvolvimento de seus próprios materiais. Com esses recursos podemos explicar o conceito de fotometria e de grandezas que podem ser medidas por meio da luz incidente em um detector, além de explorar os conceitos de óptica, de instrumentos ópticos e a medida dos fluxos de luz em mapas de fluxos.
Palavras-chave Ensino de Física, Astronomia, Cefeídas.
Abstract Being the science generally replete with examples associated with the breaking of paradigms, and in particular as regards the independence of the genre for the production of knowledge, we propose in this paper highlight scientific contributions and develop a didactic sequence with products based on observations of variables Cefeídas. We will use the method of analysis of light set against the procedures used by Henrietta Leavitt in the 20th century, but with modernized procedures. As a product of our investigation we will develop materials and didactic sequences that explore the concepts about oscillations, waves and optics studied in high school, and can also be applied in the last year of elementary school. The materials can be used independently, such as the simulator box of stellar field, which runs practical simulations feature sky observations in situations that we couldn't promote observations with students. The interactive spreadsheet that illustrated especially the concepts of time and frequency required for understanding of the period-Luminosity diagram with which Leavitt revolutionized the Astrophysics. To help teachers produce several tutorial videos that help in the reproduction of our activities or for the development of its own materials. With these features can explain the concept of photometry and variables that can be measured through the incident light on a detector, in addition to exploring the concepts of optic, optical instruments and measurement of light streams in maps.
Keywords Physical education, Astronomy, Cefeídas.