Viagem à Lua

FERREIRA, Lorena Rodrigues
Viagem à Lua
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2017. 186p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mirco Ragni).

Resumo Este trabalho foi feito pensando-se na possibilidade de inclusão de pré-adolescentes e adolescentes em pesquisas científicas envolvendo a simulação de uma viagem espacial até a Lua em um ambiente semelhante a uma espaçonave com capacidade para comportar até 6 tripulantes. Diante da necessidade imprescindível de se ter um ambiente informal de ensino para as áreas de física, química e ciências, o simulador é comparável a uma miragem no deserto onde as diversas áreas da pesquisa podem ser exploradas sincronicamente utilizando-se das diversas ferramentas tecnológicas e científicas para estimular a curiosidade dos jovens a se interessarem pela Ciência e a partir daí, desenvolverem-se obtendo uma aprendizagem significativa em relação àqueles que não fazem uso de ambientes informais. O simulador de Viagem à Lua é o instrumento necessário para preencher essas lacunas, acrescentando-se à possibilidade de inserção de jovens treinados em simuladores como este, serem integrados à tripulação de viagens espaciais de curta e média duração desfazendo todas as fronteiras da Ciência, em especial, a Astrofísica. O simulador é composto por ambientes diversificados que se assemelham aos existentes em espaçonaves reais, equipados com materiais necessários à execução de atividades experimentais didático-pedagógicas, físicas e das demais áreas incluídas neste estudo. A formação de uma equipe multiprofissional é crucial para o planejamento e execução do Projeto bem como a obtenção dos resultados positivos.
Palavras-chave Ensino de física em ambientes não formais, Isolamento forçado, Imersão total.