SILVA, Victor Peres
Visões do céu: uma sequência didática para o ensino de Astronomia
Ouro Preto/MG, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, 2018. 89p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Michele Hidemi Ueno Guimarães).
|
Resumo |
Na expectativa da inserção de Astronomia no Ensino de Ciências, desenvolvemos este
trabalho. Realizamos uma pesquisa com professores, de uma escola da rede pública de Minas
Gerais. Foram analisadas, inicialmente, as limitações conceituais dos participantes em relação
a temas de Astronomia básica, utilizando como instrumento de coleta um questionário,
composto por perguntas objetivas. Constatou-se a partir deste instrumento, uma dificuldade
do grupo de docentes, em relação aos temas básicos. Perante a esse quadro, e na tentativa de
contribuirmos para sua mudança, realizou-se a construção de uma sequência didática,
intitulada “visões do céu”, para a abordagem desses temas em sala de aula, com o apoio
metodológico dos três momentos pedagógicos, que consiste em: problematização inicial,
organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Posteriormente, participaram de
nossa pesquisa estudantes do Ensino Médio da mesma escola, mais especificamente do 2o
ano. A escolha pelo 2o ano foi primeiramente pela maioria dos professores selecionados
ministrarem suas aulas nessas turmas e também pela presença da Astronomia e Cosmologia
em disciplinas como, por exemplo, Geografia e Física. Sendo que para estes, também
utilizamos o mesmo questionário de conhecimentos prévios que os docentes responderam. Os
dados foram analisados com base em Laurence Bardin (2009), utilizando-se a análise de
conteúdo.
|
Palavras-chave |
Astronomia, sequência didática, três momentos pedagógicos.
|
Abstract |
In anticipation of the insertion of Astronomy in Science Teaching, we developed this work.
We conducted a survey with teachers from a public school in Minas Gerais. We first analyzed
the conceptual limitations of the participants in relation to basic Astronomy, using as a
collection instrument a questionnaire composed of objective questions. It was verified that,
from this instrument, a difficulty of the group of teachers, in relation to the basic themes. In
view of this framework, and in an attempt to contribute to its change, a didactic sequence,
called “visions of the sky” was developed to address these themes in the classroom, with
methodological support for the three pedagogical moments. Later students of the secondary
school of the same school participated, more specifically of the second year. The choice for
the 2nd year was primarily by the majority of teachers selected to teach their classes in these
classes and also by the presence of Astronomy and Cosmology in disciplines such as
Geography and Physics. Being that for these, we also used the same questionnaire of previous
knowledge that the teachers answered. The data were analyzed based on Laurence Bardin
(2009), using the content analysis.
|
Keywords |
Astronomy, science education, three pedagogical moments.
|
Nível |
Mestrado
|