A Astronomia na formação continuada de professores e o papel da racionalidade prática para o tema da observação do céu

BRETONES, Paulo Sergio
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2006. 281p. Tese de Doutorado. (Orientador: Maurício Compiani).

Resumo Este trabalho analisa o avanço propiciado por um projeto de formação continuada para professores do ensino fundamental com o tema observação do céu em Astronomia, levando-se em conta as especificidades do conhecimento, o referencial do professor reflexivo e as práticas de tutoria. Para isto, foi realizado um curso de Astronomia para professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, com 46 horas, promovido em 2002 pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA) em Limeira. Após o curso foi estabelecido um grupo de estudos e realizadas cinco reuniões. Os dados foram obtidos por meio de avaliações, entrevistas, relatos dos participantes e registros das aulas e reuniões. São apresentados movimentos de sugestões de atividades extraclasse, ações pessoais dos participantes sem seus alunos, relatos de ações extraclasse e desenvolvimento de conteúdos astronômicos em aula, ações na prática pedagógica e reflexões dos participantes junto ao professor/pesquisador na avaliação de tais movimentos. Foram investigadas as mobilizações em ações e concepções dos participantes e o papel da racionalidade prática ao longo do programa. Verificou-se que o tema da observação do céu tem características específicas na Astronomia que levam a uma prática escolar também específica em que os conteúdos e procedimentos por serem calcados na observação e sua representação solicitam uma prática escolar baseada na racionalidade prática. Mesmo um curso de formação de professores baseado inicialmente na racionalidade técnica, ao dar conta da observação do céu, adentra na racionalidade prática e no desenvolvimento próprio de princípios que norteiam a aquisição e o ensino dos conhecimentos referentes à observação do céu. Também se verificou que, para a observação do céu, o modelo da racionalidade prática no referencial do professor reflexivo e ações de tutoria levam à aquisição de conhecimentos, mudanças de concepções e ações extraclasse. Evidenciaram-se os aspectos da prática como ponto de partida, eixo e sua relação com a teoria. Particularmente ao conteúdo de movimento diário da esfera celeste, estabeleceram-se os princípios de relação da altura do pólo com a latitude geográfica, obliqüidade, continuidade do movimento, circularidade, tridimencionalidade e ciclicidade. Também se evidenciaram os aspectos de criatividade e desenvolvimento do pensamento prático dos participantes, com fatores que levam à caracterização de saberes plurais, que têm temporalidade e mostrando que a aquisição de conhecimento é seletiva, ou seja, situada e hierarquizada.
Arquivo PDF document 2006_BRETONES_T_UNICAMP.pdf — Documento PDF, 3.37 MB