Análise da evolução das concepções astronômicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais (Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)

GONZAGA, Edson Pereira
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Ensino de Ciências e Matemática, 2009. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo O motivo do desenvolvimento deste trabalho está baseado em saber que muitos professores da Educação Básica (EB) não abordam conceitos relacionados a Astronomia e quando o fazem, seguem livros didáticos os quais muitos contêm erros conceituais, sabe-se também que a Astronomia está entre os conteúdos a serem ministrados na EB e faz parte do que se propõe junto ao Ministério da Educação e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e ainda, que diversos pesquisadores apontam muitas falhas no ensino da Astronomia. É com o propósito de minimizar algumas deficiências, que foi elaborado um Curso de Extensão Universitária para Professores da Diretoria de Ensino Regional (Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) com os seguintes objetivos: levantar as concepções alternativas; subsidiar os professores por meio de palestras, discussões e oficinas; e verificar a aprendizagem após o curso. Para tanto, foram aplicadas dezesseis questões antes do curso e dezesseis após, com isso verificou-se que: 100% dos professores souberam os nomes das fases da Lua; 97,0% compreenderam que o Sistema Solar é composto por oito planetas; 78,1% explicaram corretamente como ocorre “Eclipse Lunar”, “Eclipse Solar” e “Solstício”; 72,7% souberam explicar a ocorrência das estações do ano; 64,5% explicaram corretamente a ocorrência do Equinócio; 89,7% conseguiram definir corretamente “cometa”; 63,6% definiram “asteróide”; 54,5% definiram “meteoro”; 58,1% definiram “galáxia”; e 42,4% definiram “planeta”.
Arquivo PDF document 2009_GONZAGA_D_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 1.48 MB